Conteúdo Patrocinado

Como recuperar cabelos danificados e sem vida

Adriano Justino
17/02/2017 23:50
Thumbnail
Mudar a aparência dos cabelos é uma alternativa rápida e eficaz para quem busca um novo visual. E mexer nos fios, seja com a ajuda de um profissional ou por contra própria, se torna cada vez mais fácil frente à infinidade de tratamentos e lançamentos do mercado de produtos capilares.
Os tratamentos mais comuns são as tinturas, o relaxamento a a escova progressiva. Na coloração, os tons de louro são os que mais prejudicam os fios em razão da necessidade de descoloração prévia com água oxigenada. O relaxamento e a progressiva  podem deixar os cabelos com aspecto opaco, quebradiço e sem vida, pois interferem diretamente na estrutura capilar e podem provocar um desgaste intenso no fio.
“Quem decide fazer qualquer tipo de tratamento capilar, especialmente os que envolvem química agressiva, deve procurar um profissional especializado em tricologia para ter certeza que o cabelo tem condições de suportar o procedimento. Assim, será feito um teste em uma mecha, que serve para avaliar a tolerância, sensibilidade e fragilidade dos fios”, alerta o cabeleireiro Aldir Anttoni Blanc, do Barbarella – Cortes e Bebes, em Curitiba.
Mais química,  danos maiores
A combinação de mechas e escova progressiva é comum entre as mulheres, mas são processos químicos que alteram a estrutura capilar e o processo pós-tratamento merece atenção.
O dano químico, quando acontece, vai muito além da aparência. Ao contrário dos danos mecânicos, que afetam apenas a estrutura externa dos fios   como o uso habitual de secador, por exemplo  a química é capaz de alterar a estrutura ligamentar. Ela desestrutura o pH, modifica as proteínas do córtex capilar e modifica também as cadeias e pontes que dão forma aos fios.
Mesmo com um tratamento bem-sucedido, os cuidados após o procedimento devem ser redobrados em comparação a quem possui os cabelos ainda virgens. Hidratações frequentes com o objetivo de reestruturar e devolver a vitalidade aos fios são indispensáveis. E isso vale para qualquer técnica à qual o cabelo foi submetido. “A química retira proteínas e, por consequência, a resistência dos cabelos.  Caso os componentes químicos não sejam compatíveis entre si, a queda, quebra, fraqueza e secura ficam muito mais acentuadas”, explica o cabeleireiro.
A linha Nativa SPA Terapia do Caviar traz ativos que auxiliam na reconstrução das fibras e suas propriedades são capazes de restaurar até três procedimentos químicos.“Muitas mulheres querem, mas têm medo de fazer qualquer mudança nos cabelos pelo receio de danificar os fios de forma irreversível”, conta Aline Mori, gerente da categoria de Cuidados Pessoais de O Boticário.
“Queremos que as pessoas possam ousar sem medo, com a certeza de que Nativa SPA Terapia do Caviar repara os cabelos”, completa.
A linha é o principal lançamento da marca Nativa Spa e é composta de xampú, condicionador, máscara capilar, sérum capilar cauterizador e óleo capilar sólido finalizador – os dois últimos atuam para uma restauração duradoura após o banho.  Os valores variam entre  R$ 34,90 e R$ 74,90 dependendo do produto.
LEIA TAMBÉM

Descubra como será o cabelo da mulher brasileira no futuro

Tem como fazer o cabelo crescer mais rápido? Veja 9 curiosidades sobre ele

Por que o cabelo cai depois da gestação?