• Carregando...
Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?
| Foto:

Sentir o aroma do café moído na hora, ouvir o discreto som da vaporização do leite e, por fim, encarar a tríade: espresso, petit four e um copinho de água. O ritual do cafezinho pode variar um pouco, mas via de regra passa pelos acompanhamentos e também pela dúvida: a água é pra ser bebida antes ou depois do café?

Em tese, o principal propósito da água que acompanha o café é limpar as papilas gustativas. Assim como o vinho pede um copo de água para que o seu sabor seja melhor apreciado, o bom café também pede que o paladar esteja limpo. Neste caso, o copinho de água deve ser ingerido antes do café.

Mas para Georgia Franco de Souza, mestre torradora do Lucca Cafés Especiais, provadora de cafés e quem comanda o Lucca Cafés Especiais, a quantidade de água que normalmente acompanha a xícara de café, uma pequena dose, não é o suficiente. “A água entra como um acompanhamento do café, igual ao vinho. Por isso, para nós, só aquele pouquinho não serve”, explica.

Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?

Nem antes nem depois

Em cafeterias especializadas, dificilmente um pequeno copo de água acompanha o café como um brinde. “A gente acha que a água tem que ser tratada como um item na gastronomia. Ela vai ser degustada igual ao café”, comenta Georgia. Para a especialista, o ideal seria, portanto, que o cliente pedisse uma garrafa de água — e neste caso, não existe um momento certo para bebê-la.”Quando você senta para fazer uma refeição, você não pensa se vai tomar a água antes, durante ou depois. A água está ali, para quando você quiser limpar seu paladar a qualquer momento“, pontua.

Segundo a mestre, a água escolhida influencia na experiência sensorial de beber o café. “No Lucca Cafés Especiais, por exemplo, a água servida é Ouro Fino. Menos abrasiva, ela possui maior concentração de bicarbonato, o que deixa uma sensação mais suave na boca, e menor concentração de sódio”, explica Geórgia.

Faz bem para a saúde

Beber uma quantidade maior de água junto ao café faz bem para a saúde. Além dos benefícios naturais atribuídos à água mineral como ao auxílio à diminuição do estresse e da presença de radicais livres, ela é uma boa acompanhante do café por conta da hidratação. De acordo com a nutricionista Maria Paula Carlini, a cafeína pode ter efeito diurético: “Algumas pessoas achavam que a cafeína retinha água, mas estudos comprovam que quando se bebe até 400 ml por dia, ela pode ter um efeito diurético”.

E aí, vai um cafézinho?

LEIA TAMBÉM:

>>> 8 perguntas sobre o colágeno, a proteína da beleza

>>> Hidratação com sabor: receitas refrescantes que fazem bem para a saúde

>>> Por que beber água mineral?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]