Saúde dos pets – saiba a importância de cuidar da saúde bucal do seu bicho de estimação
| Foto:
  • Por Animal
  • 28/03/2017 15:10

Ter um animal de estimação exige muitos cuidados para que ele tenha uma vida saudável. Porém você sabe que cuidar da saúde bucal do seu pet é tão importante quanto manter a vacinação em dia? Sim, a higiene bucal faz toda a diferença na vida dele, evitando não só o mau hálito, mas doenças que vão de gengivite e tártaro a problemas cardíacos.

Os restos de alimentos que ficam na boca do animal contribuem para a proliferação de bactérias que causam inúmeras doenças, entre as mais comuns está o tártaro, ou cálculo dentário, que se não retirado e controlado pode até causar a perda dos dentes, além de deixar um mau hálito terrível. Outra doença que pode ser causada por bactérias que se proliferam na boca é a endocardite, uma inflamação que atinge o endocárdio, membrana interna do coração. A falta de higiene bucal também é uma das causas do desenvolvimento de insuficiência renal em cães e gatos.

Para evitar estes problemas o ideal é incluir no dia-a-dia do animal uma rotina de limpeza, onde a mais eficaz é a escovação. Comece comprando escova e cremes dentais específicos para eles. Não use creme dental para humanos, pois isso pode causar alguma irritação nos animais. Os cremes dentais são palatáveis e estão disponíveis no mercado inúmeros sabores, desde carne, galinha caipira, morango, tutti-frutti e até de chocolate. Aqui, indicamos o C.E.T Creme Dental, pasta enzimática fabricada pela Virbac que auxilia no controle do tártaro de cães e gatos. Se não conseguir manter a escovação diariamente, mantenha uma periodicidade de, pelo menos, uma vez por semana. Mesmo que seu peludo não se mostre contente com a escovação, tenha paciência e insista um pouco, até que ele aceite o processo com maior naturalidade.

Outra opção para o cuidado com a saúde bucal do pet são as soluções antissépticas, que podem ser administradas diretamente na boca ou então podem ser diluídas na água do animal, o que facilita muito a aceitação do produto. É importante respeitar a dosagem indicada na embalagem do produto e trocar a água do animal a cada 24 horas, mesmo que ele não tenha consumido tudo. Experimente a solução Aquadent, da Virbac, que é refrescante e usada diretamente na água dos pets.

O ideal é que a higiene bucal seja inserida na rotina diária do animal desde cedo, quando ainda é um filhote. Acostume o seu cão ou gato a deixar mexer em sua boca, para avaliar os dentes. Se o seu animal está há muito tempo sem escovação, indica-se um tratamento direto no consultório veterinário para a remoção do tártaro, a fim de evitar doenças no futuro. Lembrando sempre que o mau hálito é um sinal que deve ser levado em consideração, pois indica que o seu amigo pode estar com algum problema. Fique atento e cuide bem dos dentes do seu pet!

Serviço: www.reidosanimais.com.br