Patrocinado

Comportamento

Paulo Bontorim

A arte de se reinventar!

Paulo Bontorim
30/04/2019 00:00
Thumbnail
Amor: essa é a palavra que deveria definir todos os projetos e nortear nossas vidas. É por isso que na fachada do nosso bar, em luzes que representam as borbulhas do champagne, está a palavra “amor” escrita em braille. O amor é assim mesmo, tem várias formas e linguagens.
Recentemente, recebi a missão de escrever sobre o meu bar. Se já é difícil escrever sobre a gente, imagine escrever sobre um sonho que nasceu em nossos corações? E como fazer as pessoas entenderem a grandeza e a profundidade desse sonho?
E explicar como uma mulher de 40 anos, afastada do mercado de trabalho, convence marido e filhos que quer simplesmente abrir um bar? Eu nunca fui empreendedora, a noite era algo totalmente desconhecido pra mim. Mas, por outro lado, sempre fui ousada, atrevida… E senti que aquele era meu momento de deixar de ser só esposa e mãe e resgatar a mulher batalhadora que estava perdida dentro de mim. Era hora de mudar, era o que eu precisava. Era o que eu faria. Eu, Vanessa, esposa, mãe e mulher, agora seria empreendedora.
Eu sabia exatamente o que queria: abrir a La Champagneria. Minha família achou que eu estava louca! Mas no fundo eles sabem que sempre fui um pouquinho louca, e ousar é comigo mesmo. Acredito que nada nesse mundo é impossível e que somos capazes de realizar todos os nossos desejos, se lutarmos e nos dedicarmos a ele. Minha família deu a força que eu precisava e isso bastou para que eu seguisse em frente.
Meu bar não seria um bar qualquer. Seria uma champagneria, um bar para mulheres de bom gosto, bem resolvidas, ousadas, e que, às vezes, precisam de um momento para elas. Assim como eu precisava! Eu queria que a La Champagneria fosse uma extensão da minha casa. E embora a ideia fosse um bar para mulheres, todos são sempre bem vindos, sem distinção de gêneros e estilos. Todos são tratados com carinho e respeito. E se saírem com um sorriso no rosto, missão cumprida!
Ainda bem que nascemos com o dom de nos reinventar, de querer ser mais, de querer ser melhor. Minha cabeça não para de trabalhar, minhas horas de sono diminuíram consideravelmente. Porém meu coração encontrou sua paixão, seu amor: La Champagneria Cocktail Bar.
Minha paixão é celebrar a vida todos os dias, é mostrar aos nossos clientes que podemos e merecemos ter o melhor sempre. Aqui o que vendemos é a experiência. Champagne não é luxo, é um líquido precioso que nos faz bem, nos faz felizes, e deve ser degustado sempre que a vontade bater, deve harmonizar com nossos momentos, nossos sentimentos… Nossas vidas!
É isso que proporcionamos: poesia em copos! Seja em formato de espumante, vinhos, coquetéis, acompanhados de comidinhas deliciosas, dignas dos melhores gastrobares do mundo… E, só somos capazes disso, pelo simples fato de amar o que fazemos.
Sorte? Quem me dera… Trabalho! Um dia de cada vez, e muitas, muitas noites desafiadoras.
Quer ver?
Tivemos noites constrangedoras, noites engraçadas… Tivemos clientes que saíram correndo com uma taça de champagne na mão e uma garrafa de espumante na outra, para aproveitar todas as gotas desse líquido precioso! Tivemos a Quarta das Meninas: cem mulheres e dois homens dentro da casa (eles não sabiam se saíam correndo ou se ficavam, mas decidiram ficar e foi divertidíssimo!).
Estamos aqui para ouvir problemas, dores de cotovelo, dar aquela água que acalma, dar aquelas borbulhas que fazem sorrir…
Temos clientes que nos fazem sorrir quando sentam em nossos tapetes ao invés do sofá, fazendo da nossa, a sua casa. Tivemos o cliente amigo, que vinha toda semana tomar um drink, mas infelizmente teve que ir embora, e hoje faz uma falta danada. Tem o cliente que viaja o mundo e a primeira coisa que faz quando chega em Curitiba é vir na Champagneria. Tem o cliente que faz a gente chorar de rir, de saudade, de gratidão…
Tem a cliente amiga que vem chorar o fim do casamento… O que a gente diz pra ela? Nada! A gente só escuta, no tempo certo ela mesma vai perceber que não era o fim de um casamento, mas, quem sabe o recomeço de uma vida mais feliz. E que a nova vida pode ser incrível, só depende dela. Tem tanta gente da equipe que passou e vez ou outra ainda aparece… Na verdade tem tanta gente que passa, leva um pouquinho de nós e deixa muito de si.
Ah, e temos as noites de amor, como não falar delas… Já teve pedido de casamento com direito a aliança e tudo mais! E, para os curiosos de plantão, ela aceitou! E, às vezes, temos as noites que parecem um filme de amor… Quando um casal que está junto há vinte anos nos conta que todos os sábados e domingos antes do café da manhã abrem uma garrafa de champagne e degustam juntos, não importa o lugar do mundo que estejam, esse é o ritual deles, esse é o amor deles… E, para celebrar esse amor, certa noite, altas horas já, colocamos a música que tocou no casamento deles. Acreditem: eles saíram dançando pela Champagneria, pelo nosso deck da árvore, como se só existissem eles no mundo? E, eu acho que naquele momento só existiam os dois mesmo!
Tem como não se emocionar? Tem como não encher os olhos de lágrimas? Tem como não ir para casa com um sorriso no rosto?
Realmente, tentando lembrar tudo que já aconteceu aqui, temos noites dignas de filme. Nosso trabalho é feito com amor, é isso que fazemos todas as noites, é isso que escolhemos fazer. E vale a pena, cada momento, cada stress, cada lágrima, cada noite sem dormir, cada sorriso, porque nesses quase dois anos de La Champagneria, vivi intensamente cada um dos meus dias! Fiz novos amigos, perdi velhos amigos, voltei a estudar, me separei, me apaixonei, voltei, fiz tattoo, conheci tanta gente interessante… Me  descobri, me redescobri!
E, quer saber? Hoje essa mulher de 43 anos, está muito feliz! Consciente e confiante no longo caminho que ainda tem a percorrer.
Dizem que todos nós temos uma palavra que nos define… A minha é “rosa”! Quem sabe seja simplesmente o nome do meu próximo bar… Quem sabe seja apenas um pedacinho emprestado de uma canção de um famoso compositor…
“…E formada com ardor
Da Alma da mais linda flor”
Beijos,
Vanessa Bianchi