Alfarroba no controle do diabetes

Um estudo realizado pela UFPR demonstrou que, por conter altos níveis de fibras insolúveis, a alfarroba atua no controle dos níveis de açúcar no sangue

Levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que mais de 12 milhões de brasileiros são diabéticos. Para essas pessoas, mudar os hábitos alimentares é o maior desafio na manutenção da saúde. Mas consumir regularmente alimentos funcionais como a alfarroba, pode contribuir para controlar ou mesmo evitar a doença. É o que indica um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que aponta a alfarroba como um alimento aliado no controle do diabetes e benéfico à saúde.

A pesquisa analisou a resposta glicêmica da alfarroba (Ceratonia siliqua L) em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, a alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue. O estudo examinou alfarroba em pó e tablete de alfarroba da CarobHouse, e concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. A alfarroba em pó foi apontada como um alimento de alto teor de fibras contendo, principalmente, altos níveis de fibra insolúvel.

O consumo de fibra é amplamente recomendado pelos guias alimentares, por reduzir a assimilação de colesterol no organismo, por promoverem uma limpeza no intestino, retardar o esvaziamento gástrico, reduzir a absorção de gorduras e controlar a taxa de açúcar no sangue. Já o índice glicêmico (IG) é uma medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue, enquanto a carga glicêmica (CG) leva em conta a quantidade e a qualidade dos carboidratos existentes em um alimento. Alimentos de alto IG e CG têm sido associados ao aumento do risco de doenças crônicas, porque elevam os níveis de glicose no sangue, levando à alta demanda de insulina. Pessoas que consomem alimentos com baixo IG tem mais saciedade e com isso maior controle sobre o peso.

A linha de produtos da CarobHouse à base de alfarroba conta com opções em barras de frutas, tabletes, bombons, creme com avelã, com castanhas, além da versão em pó para receitas.

Este conteúdo tem caráter publicitário e foi produzido pelo anunciante. A redação do Viver Bem não se responsabiliza pelas informações contidas neste espaço.

8 recomendações para você

Deixe seu comentário