Alfarroba no controle do diabetes
| Foto:
  • Por Mais idade
  • 09/04/2015 06:00

Levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que mais de 12 milhões de brasileiros são diabéticos. Para essas pessoas, mudar os hábitos alimentares é o maior desafio na manutenção da saúde. Mas consumir regularmente alimentos funcionais como a alfarroba, pode contribuir para controlar ou mesmo evitar a doença. É o que indica um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que aponta a alfarroba como um alimento aliado no controle do diabetes e benéfico à saúde.

A pesquisa analisou a resposta glicêmica da alfarroba (Ceratonia siliqua L) em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, a alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue. O estudo examinou alfarroba em pó e tablete de alfarroba da CarobHouse, e concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. A alfarroba em pó foi apontada como um alimento de alto teor de fibras contendo, principalmente, altos níveis de fibra insolúvel.

O consumo de fibra é amplamente recomendado pelos guias alimentares, por reduzir a assimilação de colesterol no organismo, por promoverem uma limpeza no intestino, retardar o esvaziamento gástrico, reduzir a absorção de gorduras e controlar a taxa de açúcar no sangue. Já o índice glicêmico (IG) é uma medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue, enquanto a carga glicêmica (CG) leva em conta a quantidade e a qualidade dos carboidratos existentes em um alimento. Alimentos de alto IG e CG têm sido associados ao aumento do risco de doenças crônicas, porque elevam os níveis de glicose no sangue, levando à alta demanda de insulina. Pessoas que consomem alimentos com baixo IG tem mais saciedade e com isso maior controle sobre o peso.

A linha de produtos da CarobHouse à base de alfarroba conta com opções em barras de frutas, tabletes, bombons, creme com avelã, com castanhas, além da versão em pó para receitas.