• Carregando...
Eles estão cada dia melhores: o que os homens estão fazendo pela beleza masculina?
| Foto: Joel Rocha

Cuidar da beleza deixou de ser tarefa exclusivamente feminina. Homens estão procurando cada vez mais serviços e produtos ligados à aparência e aos cuidados pessoais. Trinta minutos, por exemplo, é o tempo médio que o arquiteto Orlando Ribeiro gasta diariamente com a sua barba.

Casado há 26 anos e pai de um casal de adultos, ele conta que nem sempre foi assim. “Depois de perder 36 quilos e optar por uma vida mais saudável, há três anos, passei a me preocupar mais com a aparência”, conta. “A autoestima é algo muito importante”. Sua rotina inclui prática de ioga e alimentação balanceada, em meio a um cotidiano de muito trabalho, dividido entre escritório e aulas na universidade. “O arquiteto, por natureza, tem um olhar apurado para questões de simetria, composição e estética”, comenta.

“Até uns anos atrás, a única estratégia masculina para investir no visual era o corte de cabelo e da barba, felizmente isso não é mais assim”. (Orlando Ribeiro)

Orlando Ribeiro passou a cuidar mais da aparência depois de perder 36 quilos. (Foto: Joel Rocha).
Orlando Ribeiro passou a cuidar mais da aparência depois de perder 36 quilos. (Foto: Joel Rocha).| Joel Rocha

Incentivado e influenciado pela esposa e pela filha, Orlando hoje hidrata diariamente a pele e agenda os serviços de  manicure e pedicure com regularidade (sem esmaltar ou retirar cutículas), entre outros cuidados com a aparência. “Acompanho de perto a rotina feminina aqui em casa e acho ótimo, penso que os homens de maneira geral ainda dedicam pouco tempo a eles mesmos”, diz.

Beleza, liberdade de escolhas e consumo

Mas isso está mudando, segundo a percepção da designer de imagem Claudia Piantini, há uma década no mercado. “É possível perceber com o aumento de produtos masculinos de beleza lançados”, afirma.  “Hoje há mais liberdade de comportamento, o que tem sido crescente e incentivado tanto pelo público consumidor como pela indústria, trazendo mais possibilidades de escolhas”. Para ela, homens e mulheres estão hoje mais preocupados com o bem-estar, com o cuidar de si. “Esse é um movimento maravilhoso que está acontecendo, o de tirar o foco das aquisições materiais, como carros e casas, e trazer para ‘o dar carinho para si mesmo’”, diz a consultora. “O mundo está muito melhor com essa tranquilidade que os homens têm em se aceitar, o que não acontecia poucos anos atrás”, comenta.

O publicitário Hertz Wendell de Camargo confirma que seus cuidados com a aparência aumentaram com o tempo. Também se tornou mais vaidoso e mais atencioso com questões relacionadas à moda. “Isso tudo foi consequência da reformulação do meu estilo de vida”. Após fazer uma reeducação alimentar, perder peso e deixar de ser sedentário, hoje fala com propriedade que “o corpo é o que você quiser, é a sua expressão, a sua identidade”. Para ele, os cuidados devem começar de dentro para fora, mas aparência tem fundamental importância.  Por isso  investe em vários produtos e rituais para cuidar da aparência.

Hertz Wendell investe em vários produtos e rituais para cuidar da aparência. (Foto: Joel Rocha).
Hertz Wendell investe em vários produtos e rituais para cuidar da aparência. (Foto: Joel Rocha).| Joel Rocha

“Vaidade é autoestima, autocelebração, a maneira de se comunicar com o mundo e com as outras pessoas”, diz o publicitário Hertz.

Na rotina do médico psiquiatra e recente pai Alexander Furuie também há muitos cuidados. “Corto os cabelos a cada duas semanas, faço limpeza de pele com frequência, corto as unhas com manicure, uso sabonete especial e hidratante para pele alérgica e já fiz laser na barba”, conta. Furuie não abre mão ainda de praticar esportes seis vezes por semana e cuidar da alimentação. Para ele, ter  melhor aparência significa ter melhor saúde.

O médico psiquiatra inclui muitos cuidados em sua rotina como usar sabonete especial e hidratante para pele alérgica. (Foto: Joel Rocha/ Gazeta do Povo).
O médico psiquiatra inclui muitos cuidados em sua rotina como usar sabonete especial e hidratante para pele alérgica. (Foto: Joel Rocha/ Gazeta do Povo).

“A vaidade sem exagero é fundamental, necessária e importante. Estar bem com a aparência, faz bem pra saúde mental e ajuda a cuidar da saúde física”, finaliza o médico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]