Saúde e Bem-Estar

Como ensinar as crianças a aproveitarem o tempo livre nas férias?

Da redação
03/07/2016 15:53
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

As férias escolares de julho podem significar para muitas crianças o momento de libertação das apostilas, exercícios e tarefas de casa. Para elas talvez seja a hora de ensinar que ‘aprender‘ não tem hora e mesmos nas férias é possível receber lições. Confira algumas sugestões!
1) Incentive as cruzadinhas, caça palavras e sudoku. Atividades assim desafiam a capacidade de raciocínio da criança;
2) Ofereça livros com histórias estimulantes para as crianças. Não existe nada mais tedioso do que um livro com uma história que não instigue o leitor.
Leia também
3) Procure montar uma rotina de leitura todas as noites, antes de dormir. Assim, na volta às aulas, a criança estará acostumada a ler um livro antes de deitar.
4) Separe uma hora por dia para essas atividades. Esse tempo de 60 minutos é o tempo máximo que a criança consegue se concentrar em tarefas que exijam demais dela. O tempo vale inclusive para tarefas da escola.
5) Aproveite a viagem para ensinar. Se a família tiver programado uma viagem para as férias, antes de partir incentive a criança a procurar curiosidades sobre o local que vão conhecer. Pelo que aquela cidade é conhecida? Como se chamam as pessoas que lá vivem? A cidade tem um prato típico? Alguém famoso morou por lá? podem ser algumas das perguntas que o filho pode responder.