Saúde e Bem-Estar

Fones de ouvido para bebês recém-nascidos podem causar lesões irreversíveis na audição

Amanda Milléo
16/03/2016 16:08
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

A cóclea, região interna do ouvido, é muito sensível em qualquer idade, mas principalmente nos recém-nascidos. Se os pais colocam fones de ouvidos nos bebês, eles não têm o controle sobre o volume que está saindo daquele fone, que pode variar de intensidade, e nem sobre o tempo de exposição, visto que muitos usam a música para acalmar antes de dormir. A exposição exagerada pode causar lesões na cóclea que, em alguns casos, pode ser irreversível e prejudicar a audição dos bebês.
O que é um volume baixo para você pode não ser o volume baixo adequado às crianças, conforme explica Luciana Gabardo Stahlke, otorrinopediatra do Instituto Paranaense de Otorrinopediatria (IPO). “Às vezes o adulto tem uma alteração auditiva e nem percebe, não sabe. Para ele, o volume pode estar baixo, e para a criança pode ser muito alto“, afirma.
LEIA TAMBÉM:
Música no quarto
Como solução, os especialistas em otorrinopediatria indicam trocar os fones de ouvido – independentemente do tipo – por um som ambiente, em um aparelho distante do berço.
“Os bebês têm uma imaturidade das vias auditivas, especialmente se forem prematuros, e os pais precisam cuidar com a exposição excessiva ao barulho. Se o pai usa o fone de ouvido para a criança dormir, esse tempo de exposição pode ser demais para a criança”, explica Melissa Avelino, presidente da Academia Brasileira de Otorrinopediatria e professora da Universidade Federal de Goiás.