Saúde e Bem-Estar

Meu filho tem baixa autoestima?

Da redação
11/03/2016 12:18
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

É preciso atenção dos pais para conseguir identificar os sinais de baixa autoestima na criança. Isso porque eles podem aparecer todos os dias, na forma como a criança se relaciona com as outras pessoas, ou apenas em situações específicas. De acordo com informações da Sociedade Norte-americana de Pediatria, quando esse se torna um padrão recorrente no comportamento do filho, os pais precisam estar mais sensíveis ao problema.
Confira os sinais elencados pela entidade norte-americana:
A criança evita atividades ou desafios sem nem ao menos tentar. Esse sinal indica um medo de fracassar ou uma sensação de que  desamparo.
A criança desiste logo depois de começar um jogo ou uma tarefa, ao primeiro sinal de frustação.
Ela trapaceia ou mente quando percebe que vai perder o jogo ou vai ficar em última posição.
Apresenta sinais de regressão, agindo de forma imatura para a idade. Com isso, a criança recebe provocações ou xingamentos de colegas da mesma idade.
A criança se torna controladora, mandona ou inflexível tentando esconder sentimentos de inadequação, frustração e impotência.
Ela inventa desculpas, como “O professor que é burro”, e diminui a importância de situações, como “Eu não gostava mesmo daquele jogo”. Tenta culpar os outros através dessas racionalizações.
As notas na escola caíram, ou perdeu o interesse nas atividades que eram corriqueiras.
A criança tenta se excluir socialmente, perdendo ou diminuindo os contatos com amigos.
Mudanças de humor são comuns, e a criança passa a apresentar tristeza, choro, explosões de raiva, frustração e fica mais silenciosa.
Faz autocríticas constantes, como “Eu nunca faço nada certo”, “Ninguém gosta de mim”, “Eu sou feio”, “Isso é minha culpa” ou “Todo mundo é mais esperto que eu”.
Tem dificuldades em aceitar críticas e elogios.
A criança passa a se preocupar demais ou está mais sensível com relação às opiniões de outras pessoas sobre si mesmo.
É negativamente afetada pela influência dos colegas, adotando atitudes e comportamentos de desinteresse pela escola, faltando aulas, agindo de forma desrespeitosa, furtando objetos ou experimentando cigarro, álcool e drogas.
Ou a criança passa a ser muito prestativa em casa ou não ajuda de forma alguma.