• Carregando...
A Medicina Tradicional Chinesa vai além dos olhos e da razão
| Foto:

“A filosofia da MTC é cuidar para a doença não se estabelecer. Só que o conceito oriental da doença também é outro. Onde há calor demais, dor e desconforto há estagnação de energia e o corpo padece. Se nada for feito, pode se desenvolver uma patologia”, comenta a terapeuta corporal Olinda Guancino. Segundo o médico acupunturista Eder Suemitsu, o corpo dá sinais dos males antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. “O padrão de desequilíbrio é percebido imediatamente no pulso. Assim é possível tratar antes que a doença se instale”, diz ele, que explica que os ensinamentos dos chineses vêm sendo cada vez mais incorporados pela Medicina ocidental e práticas, como a acupuntura, são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, desde que aplicadas por profissionais da saúde.

Para os diagnósticos, a MTC criou a teoria dos canais (meridianos) e colaterais, que divide o corpo em feixes de energia e pontua neles regiões referentes a cada órgão, além dos microssistemas – como é o caso da orelha, do abdome e da continuação do polegar – que podem decodificar o todo por meio de uma parte. “Não é uma coisa ou outra que indica o desequilíbrio, mas o conjunto de fatores. Por isso é necessário observar a cor e o viço da pele do paciente, a tonalidade e textura da língua, pressionar os pontos de alarme, verificar a pulsologia chinesa e conhecer os hábitos”, salienta o fisioterapeuta Pedro Lagos Marques Neto, professor de Naturoterapia das Facudades Integradas Espírita. Para colocar corpo e mente nos eixos, nada de remédios. Só acupuntura, alimentação equilibrada, massagem, exercícios e muita consciência.

Pentagrama

Confira a teoria dos cinco elementos que agrupam as várias características do corpo humano. É a partir deles que são feitos os diagnósticos e tratamentos da medicina chinesa:

Fogo

Cor: vermelho

Estação do ano: verão

Sabor: amargo

Emoção: alegria. O excesso do elemento fogo pode causar euforia e ansiedade

Órgãos: coração, intestino delgado, pericárdio e triploaquecedor. Este é o elemento que rege o sistema cardiovascular, os vasos sanguíneos, a circulação. Doenças como arteriosclerose e flebite podem ter algum desequilíbrio neste setor.

As formas do corpo de quem tem forte presença deste elemento são angulosas, como labaredas, e as pessoas podem apresentar calvície.

Madeira

Cor: verde

Estação: primavera

Sabor: azedo

Emoção: alma etérea e criatividade. O contrário é a raiva, indignação, irritação, nervosismo

Órgãos: fígado e vesícula biliar. Tendões, articulações e tecidos moles também estão ligados à madeira. E desequilíbrios podem causar, por exemplo, tendinites.

As formas do corpo de quem é “regido” pela madeira são angulosas, os nós dos dedos são pronunciados e podem ter ranhuras na pele.

Água

Cor: preto

Estação: invern o

Sabor: salgado

Emoção: força de vontade. A emoção oposta é o medo e o pânico

Órgãos: rim e bexiga

Ossos e articulações também estão sob o comando deste elemento. Doenças causadas por desequilíbrios neste elemento são osteoporose, fraqueza nos ossos.

As formas de quem tem forte presença do elemento são arredondadas e alongadas.

Terra

Cor: amarelo

Estação: canícula (fim do verão)

Sabor: doce

Emoção: capacidade de pensar e abstrair as ideias. A emoção patológica causada pelo excesso do elemento é a preocupação em demasia e os pensamentos obsessivos

Órgãos: baço e estômago. É o elemento que rege as formas do corpo. Um desequilíbrio pode causar obesidade ou artrites. Frio e umidade favorecem doenças ligadas a este elemento.

As pessoas com forte presença deste elemento podem ter traços e formas mais fortes, mais compactas e quadradas.

Metal

Cor: branco

Estação: outono

Sabor: picante

Emoção: sensibilidade ou a chamada alma corpórea. O oposto é a tristeza e a melancolia

Órgãos: pulmão e intestino grosso. A pele também é regida por este elemento. Esses são os três principais contatos do corpo com o mundo externo. Desequilíbrios podem causar alergias respiratórias e de pele, gripe.

Geralmente, pessoas com forte presença do elemento têm formas harmônicas e proporcionais.

Serviço:
Clínica de Naturoterapia – Instituto da Saúde das Faculdades Integradas Espírita, Rua Tobias de Macedo Junior, 333, Santo Inácio, fone (41) 3111-1719.
Eder Suemitsu, médico acupunturista, Rua Sete de Abril, Centro, 813, fone (41) 3264-8034.
Olinda Guancino, Tchukon Terapias Complementares, Rua Guararapes, 1.618
Vila Izabel, fone (41) 3342-5717.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]