Histórico

Leve e saudável

Danielle Brito
01/01/2006 02:29
dbrito@gazetadopovo.com.br
Quem utiliza a hortelã apenas para fazer pratos árabes ou em chás, está perdendo a chance de incluir na dieta diária uma das ervas mais versáteis e saudáveis da horta. Seu nome científico é mentha sativa, cultivada originalmente na Ásia, mas com boa adaptação ao clima brasileiro. A hortelã é rica em vitaminas C, D, algumas do complexo B e em óleos essenciais, principalmente o mentol, responsável por aquele gostinho refrescante usado pela indústria. “Trata-se de uma erva com excelente ação digestiva e desintoxicante”, explica a farmacêutica Thelma Martins Cresto.
Estudos recentes relacionam o hábito de consumir hortelã à diminuição do colesterol. “São estudos preliminares, mas além de estimular as funções do fígado, sabe-se que a hortelã tem ação contra cólicas, gases, é calmante, cicatrizante, antiséptica e descongestionante”, enumera.
Segundo Thelma, a melhor forma de fazer o chá de hortelã é em forma de infusão, ou seja, colocar água fervente em uma xícara com algumas folhinhas, abafar e tomar. “Na salada fresquinha, em sobremesas, sorvetes e sucos também fica muito gostosa.” Segundo a farmacêutica, algumas folhinhas consumidas diariamente já são o suficiente para se sentir os benefícios na digestão.