• Carregando...

A juventude não é eterna nem a ciência descobriu a fonte do rejuvenescimento. Envelhecer é inevitável, mas com os avanços da medicina antienvelhecimento já é possível retardar a velhice e manter os indivíduos saudáveis na terceira idade sem a manifestação de doenças degenerativas. Graças ao conhecimento do corpo humano, hoje vive-se mais e com muito mais saúde.

Em geral, por preconceito, atribuem-se ao idoso inúmeras deficiências físicas e mentais. Entretanto, o que vemos ocorrer com o homem nos últimos vinte anos é um notável aumento da sobrevida saudável. Nos tempos atuais, longevidade e beleza são conceitos intimamente ligados à saúde e ao bem-estar.

A medicina antienvelhecimento teve início nos Estados Unidos, na década de 1990. O objetivo do movimento é propiciar mais qualidade de vida com maior produtividade. De lá para cá, associações e entidades que atuam nessa ciência contabilizam 11 mil médicos e cientistas, distribuídos em 65 países.

Precursor do movimento de antienvelhecimento no Brasil, o médico cearense Ítalo Rachid tem feito do tema uma cruzada de Norte a Sul do país, orientando médicos neste novo conceito de medicina preventiva que funde os novos ramos do conhecimento e as novas tecnologias para permitir às pessoas aliar a quantidade de anos vividos à qualidade de vida.

Estudos indicam que 30% dos que têm 100 anos ou mais chegam a essa idade com suas funções físicas e mentais praticamente preservadas, enquanto boa parte da população começa a definhar antes dos 80. Calcula-se que apenas um terço desse sucesso possa ser atribuído a uma predisposição genética. Isso significa que os 70% restantes dependem do estilo de vida. Portanto, para chegar aos 100 é preciso manter hábitos saudáveis desde a juventude.

Quanto maior o cuidado com a saúde, melhores serão as condições com que se chegará lá. A terceira idade está aí para ser vivida em sua plenitude e para isso é preciso preparar-se desde cedo, com exercícios moderados e alimentação saudável.

Empresas européias estão começando a contratar funcionários da faixa de 50 e 60 anos, em razão de uma coisa que só os anos proporcionam: experiência. No Brasil, as pessoas com mais de 60 anos poderão ultrapassar a casa dos 30 milhões nas próximas duas décadas. Essa tendência, evidentemente, tem a ver com o aumento da longevidade saudável.

Mas por que algumas pessoas na faixa dos 60 anos podem aparentar e se sentir com 45 e outras com 40 apresentam sinais e problemas como se tivessem mais de 65? A idade cronológica é medida desde a data do nascimento, enquanto a biológica representa a idade funcional do organismo. Viver com qualidade é o que faz a diferença entre tempo cronológico e biológico. A prevenção antienvelhecimento funciona para que as pessoas tenham uma longevidade saudável.

A ciência tem comprovado todos os dias que é possível retardar a idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida mais saudável, com a prática regular de exercícios físicos, distanciamento do fumo, alimentação balanceada, auto-estima elevada, vida social e relacionamentos gratificantes.

Ter uma saúde plena, longe das doenças decorrentes da idade, depende basicamente das atitudes associadas à prevenção. Essa amplitude de procedimentos pede multidisciplinaridade de tratamentos, cuidados orientados, realizados por especialistas, para retardar o envelhecimento e melhorar a auto-estima. Cada um pode e deve se sentir bonito e saudável com a idade que tem, independente da idade cronológica, mas com sua verdadeira idade biológica.

Para aqueles que já começaram a envelhecer ou envelheceram, a medicina estética é uma das grandes aliadas no processo antienvelhecimento. Existem procedimentos minimamente invasivos que tratam e devolvem a juventude sem interromper a rotina diária. Também existe uma gama enorme de produtos e métodos disponíveis para o rejuvenescimento: toxina botulínica, preenchimentos, aplicações a laser, luz pulsada, bioplastia, medicamentos, cremes e loções que recuperam a pele. Uma série de exames não convencionais como a dosagem de homocisteína, proteína C reativa, avaliação adrenal podem mostrar que caminhos nosso organismo está seguindo.

Desde já, um primeiro passo é começar a ingerir maiores quantidades de ômega 3 (provindo de óleo de peixes de águas profundas) que será, em breve, a nova base da pirâmide alimentar.

Hoje se sabe que quanto menor o estresse, mais se vive e há meios para tentar diminui-lo como ioga, meditação, ginástica, gargalhadas, biofeedback, entre outros. Nos tempos atuais, a proposta da medicina antienvelhecimento é rejuvenescer de dentro para fora. A meta, portanto, é manter a harmonia do corpo, mente e espírito.

Audrey Katherine Worthington é cirurgiã-plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pós-graduada em medicina estética e especialista em medicina antienvelhecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]