Saúde e Bem-Estar

Cáries persistem mesmo entre idosos

Daniel Batistella
27/11/2015 22:00
Thumbnail
O aumento no número de idosos no Brasil tem sido acompanhado pela maior conscientização sobre a própria saúde bucal. Chegando à terceira idade com maior número de dentes naturais na boca do que idosos de gerações anteriores, a natureza dos problemas a serem solucionados foi alterada.
Se anteriormente tinha-se de lidar com a doença periodontal, relacionada à perda de dentes e que conduzia às próteses totais, hoje aumentou o número de implantes isolados, para reorganizar a estrutura dentária, e também o número de cáries nessa idade, causadas pela redução do fluxo salivar ocasionada pelo uso de medicamentos para tratar hipertensão e diabete, como explica Fernando Henrique Westphalen, professor do curso de Odontologia da PUCPR e doutor em Estomatologia.
Quando se trata de realizar um tratamento odontológico em idosos, é preciso ter cuidado redobrado com a condição sistêmica, por serem mais sensíveis do que os mais novos. A doença periodontal (infecção e inflamação da gengiva) tem o mesmo nível de importância como fator de risco para doença cardiovascular que o fumo, o colesterol alto e a hipertensão arterial. E também se relaciona com a diabete em uma via de mão dupla. “Enquanto a infecção de origem bucal dificulta o controle glicêmico, a degeneração dos vasos sanguíneos causada pela diabete dificulta o combate a infecção periodontal e reparo das lesões”, diz João Rodrigo Sarot, professor de Odontologia Restauradora da UFPR.
Aos que ainda precisam recorrer a próteses dentárias, quando bem indicadas elas ajudam na mastigação, estética e fonética dos idosos, o que contribui para a saúde geral e longevidade. “A saúde bucal é indispensável para o envelhecimento saudável, melhorando a autoestima e a qualidade de vida”, diz Therezinha Pastre, especialista em prótese dentária e Odontogeriatria. “Além disso, os idosos de hoje estão mais vaidosos e exigentes com a parte estética, procurando melhorar a aparência e a qualidade do convívio social”, diz ela.