Saúde e Bem-Estar

Sobrepeso não representa maior risco de morte em pacientes com diabetes tipo 2

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
02/06/2016 16:42
Thumbnail

Sobrepeso e diabéticos tipo 2

Estudo recente da Annals of Internal Medicine apontou que, diferente do conceito tradicional de que o sobrepeso aumentaria o risco de morte, ao menos no caso de pessoas com diabetes tipo 2 (DM2) este risco é similar ao de uma pessoa com peso normal. O estudo teve o objetivo de investigar a correlação entre o índice de massa corpórea (IMC) e o prognóstico clínico dos pacientes com DM2, que inicialmente não apresentavam doença cardiovascular conhecida.
Durante pouco mais de 10 anos 10.568 pacientes com idade média de 63 anos foram acompanhados na pesquisa. Augusto Pimazoni-Netto, coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), explica que para atingir o surpreendente resultado foram consideradas duas condições clínicas distintas: o sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9 kg/m2) e obesidade franca (IMC > 30 kg/m2).
A investigação concluiu que tanto os pacientes com sobrepeso como aqueles com franca obesidade apresentaram taxa mais alta de eventos cardíacos, síndrome coronariana aguda e insuficiência cardíaca, em comparação aos pacientes que apresentavam peso normal (IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2). Por outro lado, apesar de o grupo com sobrepeso apresentar aumento na taxa de eventos cardiovasculares, o risco de mortalidade é similar àquele apresentado por pessoas de peso normal.
LEIA TAMBÉM:
Os resultados do estudo caracterizaram a condição conhecida como paradoxo da obesidade. Apesar dos pacientes com sobrepeso apresentaram um risco mais elevado de eventos cardiovasculares, em contradição esse risco maior de morbidade não teve como consequência o aumento do risco de mortalidade.
Em resumo, pacientes com DM2 com peso normal e obesidade também tem chances maiores de desenvolverem doenças cardiovasculares, enquanto o grupo com sobrepeso apresentou inesperada diminuição do risco de morte.