• Carregando...
6 tendências em fotos de bebês
| Foto:

Quando chega um bebê, os pais correm para eternizar, em fotos, seus primeiros dias de vida. Conversamos com as fotógrafas Ana Vanin e Dayane Dos Anjos, especializadas em bebês e gestantes, e selecionamos aqui as novidades e tendências mais atuais em fotografias de bebês e partos, que estão fazendo a cabeça dos pais. Confira!

Minimalismo

Se há algum tempo a moda é fotografar recém-nascidos em diferentes poses e cenários (de manjedouras a melancias), enfeitados com mil acessórios e laçarotes, outra vertente dos ensaios newborn também vem conquistando o seu espaço: o minimalismo. “Seguindo a ideia de que menos é mais, ensaios mais clean e suaves, sem muito apelo visual, com uma cartela de cores neutra e luz natural bem aproveitada são atemporais. Ou seja, o resultado serão fotos que não se perdem ao longo do tempo”, avalia Ana Vanin.

6 tendências em fotos de bebês

Geek

Thor, Batman, Mulher Maravilha, Princesa Leia, Chapolin Colorado, Daenerys Targaryen e outros grandes personagens do universo geek inspiram fotos de recém-nascidos, que ganham fantasias em miniaturas feitas em crochê e tecido, em moldes criados especialmente para os pequenos. A ideia da fotógrafa Dayane Dos Anjos, pioneira neste tipo de foto em Curitiba, é aumentar o arsenal. “Pretendo incluir personagens lendários como a Mônica, da Turma da Mônica, e Han Solo, da série de filmes Star Wars”, diz ela.

6 tendências em fotos de bebês

Presença do pai e da mãe

O bebê costuma ser a estrela da ocasião, mas fotografá-lo junto ao pai e à mãe torna tudo ainda mais verdadeiro. Fotos como essas devem captar momentos reais, vividos em família. “Se feitas na casa do cliente, as fotografias são ainda mais personalizadas e capazes de mostrar esse momento único que é a chegada de um bebê”, coloca Ana.

6 tendências em fotos de bebês

Evolução

Outro tipo de ensaio que vem conquistando espaço diz respeito ao registro da evolução da criança, com fotos agendadas em, pelo menos, 4 momentos: aos 3, 6, 9 e 12 meses. No primeiro ano de vida a criança apresenta um crescimento muito rápido e, registrar essa evolução, é guardar para sempre momentos encantadores como os primeiros gestos, reações e passinhos.

Parto

Registrar o nascimento não é novidade. A diferença agora é fazer isso de forma profissional, lançando um novo olhar sobre o parto, mesmo dentro de centros cirúrgicos. Acompanhar o preparo da mãe, a ansiedade do pai e os primeiros cuidados com o bebê (como medição e pesagem) é tarefa do fotógrafo. Nas fotos feitas por Ana, a luz natural e um tratamento exclusivo são responsáveis por neutralizar as imagens, conferindo a elas até mesmo uma veia fotojornalística. Neste caso, os pais devem negociar com o hospital ou maternidade a presença do fotógrafo.

Já as fotógrafas curitibanas Márcia Kohatsu e Luciana Zenti se especializaram em partos em casa. Elas acompanham a gestante e sua família em todo o processo, do início das contrações aos primeiros cuidados com o bebê. O ensaio pode durar horas (até mesmo um dia inteiro) e uma das missões das fotógrafas (além de estabelecer uma relação de confiança) é não se fazer notar pela gestante. “O trabalho tem ainda uma importante função social, pois, além de divulgar, informar e esclarecer questões sobre o parto humanizado, serve para inspirar boas transformações nos padrões obstétricos atuais”, diz Márcia.

6 tendências em fotos de bebês
| Carlon Hardt

Sopro de vida

Outra tendência é a realização de uma montagem em clipe com fotos do nascimento, embalada por uma trilha sonora pra lá de especial e emocionante: o primeiro chorinho do bebê, captado durante o parto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]