Saúde e Bem-Estar

Mãe de primeira viagem: entenda o puerpério

Agência Estado
19/05/2016 17:58
Thumbnail

Toda mulher passa pelo período de puerpério, mas as implicações variam para cada mulher. Foto: Free Stock Photos.

Durante o puerpério, a mulher sofre não apenas por alterações físicas, mas também psicológicas, aumentando a sensibilidade e variações de humor, exigindo maior atenção por parte da família, principalmente do parceiro.
LEIA MAIS
Há um consenso sobre a divisão de fases do puerpério. O imediato, com início logo após a saída da placenta e dura aproximadamente duas horas. Em seguida, inicia-se o puerpério mediato que se alonga até o décimo dia, que é quando o útero passa pela regressão e a perda de sangue vaginal (loquiação) amarelada. Só então tem início a fase de puerpério tardio, que segue até o quadragésimo quinto dia. Ao final, o chamado puerpério remoto é o período que se estende até a mulher retomar o ciclo normal das funções reprodutivas.
A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido. Toda mulher passa pelo período de puerpério, mas as implicações variam para cada mulher.
Isso significa que o acompanhamento médico é essencial. O diagnóstico profissional pode não apenas identificar qualquer possível complicação, como, também, acompanhar a mulher em sua fase de recuperação. Entretanto, os profissionais são unânimes quanto ao benefício do acompanhamento e auxílio por parte do companheiro.
Entre as possíveis complicações estão:
Cólicas abdominais ? Dores comuns na parte inferior da barriga podem ocorrer devido ao regresso do útero;
Corrimento vaginal ? Geralmente fica entre os primeiros vinte dias, mas pode perdurar até o terceiro mês pós-parto;
Incontinência urinária ? Pode acontecer até o terceiro mês pós-parto;
Involução do útero ? Dura 10 dias e recomenda-se ingestão contínua de água e urinar com frequência;
Regularização do aparelho intestinal ? Após duas semanas, deve voltar a funcionar normalmente, entretanto, em caso de hemorroidas, é necessário acompanhamento médico.
Assim sendo, não deixe de marcar consultas regulares com o seu médico. Sua saúde e o seu bebê agradecem.