• Carregando...
A importância do pediatra neonatal
| Foto:

Existe um profissional responsável pelos cuidados do bebê no primeiro mês de vida: o pediatra neonatal. Especializado no período que compreende do nascimento ao 28º dia de vida, esse médico geralmente trabalha na UTI Neonatal para cuidar de bebês prematuros ou com disfunções, mas sua presença é importante para todos. Esse cuidado imediato após o nascimento deve ser feito preferencialmente por pediatra, neonatologista, enfermeiro obstetra ou neonatal.

O neonatologista é quem tem formação específica em bebês com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários. Entre o primeiro e o quinto minuto de vida o bebê recebe uma nota que vai de zero a 10 com relação a parâmetros como a intensidade dos batimentos cardíacos, o tônus muscular e a respiração. Se essa nota for abaixo de 7, podem surgir complicações.

Antes do parto
A primeira consulta da gestante com o pediatra deve ocorrer no último mês de gestação. É nela que o neonatologista conversará sobre as dúvidas que toda mãe de primeira viagem tem, a expectativa de ganho de peso do recém-nascido, como e quando amamentar, os exames necessários, entre outros. “O recém-nascido também faz uma consulta na primeira semana”, afirma Marcilene Oku.

Prematuridade

Quando um bebê nasce antes de 37 semanas, é considerado prematuro e pode ter maior atraso no desenvolvimento. Se for necessário internamento na UTI, o responsável por ele será o neonatologista . O tratamento desses bebês é feito por uma equipe que envolve também fisioterapeutas, enfermeiros e oftalmologistas, por envolver muitos riscos. Verificar se a oxigenação da sala de parto está adequada, por exemplo, faz toda a diferença, assim como realizar o transporte adequado para a UTI e garantir o aquecimento do bebê.

Fontes: pediatras neonatalogistas Regina Cavalcante, professora e chefe da pediatria da UFPR e Marcilene Oku, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]