Moda e beleza

Lívia Inácio

Curtas, longas, quadradas ou arredondadas: a barba certa para cada tipo de rosto

Lívia Inácio
11/08/2017 08:00
Thumbnail

Barbas têm de vários tipos e estilos. Veja como cuidar de cada uma delas! (Foto: Bigstock)

Não é difícil entender por que a procura por barbearias só cresce nos últimos anos. Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos mostra que 43% deles se consideram supervaidosos.  E a barba está entre os aspectos que mais mexem com a vaidade masculina.
Curtas, longas, quadradas ou arredondadas, elas têm ganhado a atenção de homens em todo o mundo e caíram no gosto de celebridades, como Ben Affleck e Keanu Reeves. Mas o que poucos sabem é que uma boa barba demanda um olhar atento ao tipo de rosto e estilo do indivíduo, além de cuidados pessoais bem específicos.
A consultora de imagem Juliana Bacellar explica que, embora os rostos sejam muito diferentes, é possível classificá-los, basicamente, em quatro formatos: quadrado, triangular, redondo e oval. Segundo a especialista, a barba ideal passa, em boa parte, por compreender estes padrões.
O rosto quadrado, por exemplo, é caracterizado pela testa mais larga e o maxilar bem definido. “É o caso do ator Hugh Jackman, que interpretou o Wolverine no cinema”, exemplifica. Como este tipo de feição remete a força e rigidez, é possível suavizar este aspecto com uma barba curta e arredondada.
Mas aí também entra em cena o fator estilo. Nem todo mundo quer amenizar esse aspecto. Se a ideia é reforçar, por exemplo, o certo é pensar exatamente no oposto e, assim, a barba maior pode ajudar, de acordo com a profissional.
O redondo é aquele em que as maçãs do rosto ficam mais salientes. Segundo a especialista, a maioria dos homens com esse padrão procura afinar a feição e conseguem obter esse efeito por meio de uma barba triangular que também alonga. “Um cavanhaque é uma boa ideia”, indica.
No triangular, o queixo tende a ser mais proeminente e muitos homens procuram disfarçar esse aspecto. Neste caso, de acordo com a especialista, o ideal é ter uma barba que, embora possa começar no queixo, esteja igualada com o restante do rosto.
Por ser o mais simétrico de todos, o rosto oval combina com qualquer barba. Para Juliana, vale até lançar mão do ousado modelo lenhador, aderido pelo ator e cantor Jared Leto.
Clube Gazeta do Povo — 20% de desconto. Hoje, 14 barbearias fazem parte do Clube Gazeta do Povo. Em qualquer uma delas, o desconto dado ao assinante que faz parte do Clube é de 20%. Veja quais são aqui.
Design
Outro ponto mencionado por especialistas é o desenho natural da barba. É ele que baseia o design desenvolvido, caso a caso, nas barbearias, conforme explica Kahue Vidal, da Navalha Beer & Co.
Ele lembra que cada pessoa tem um tipo diferente de barba. Há as volumosas, as mais ralas, as com pelos enrolados, lisos e isso influencia bastante no modelo trabalhado. É por isso que cada vez mais gente tem recorrido a profissionais especializados. De acordo com Kahue, quem trabalha em barbearia está habituado a avaliar as particularidades de cada situação. Uma barba personalizada pode custar entre R$ 30 e R$ 60.
Truques
As falhas são o grande incômodo de muitos homens que sonham com a barba ideal. Mas especialistas garantem que o problema não é motivo para desistir. O hair stylist do salão de beleza Vimax Beauty, Viktor Gonçalves, explica que há no mercado muitos produtos que ajudam a aumentar a densidade e o crescimento dos pelos. Ele acrescenta que escovar a barba também pode auxiliar pois estimula a circulação local.
Mas não faltam truques a quem busca uma reparação mais imediata. Viktor explica que entre as técnicas de preenchimento mais comuns para a barba estão a rena e tonalizantes que criam um efeito de sombra e uniformizam a pele.
Higienização
Limpar, secar e hidratar. Três cuidados fundamentais que ainda são desconhecidos por grande parte dos homens. De acordo com especialistas, a barba bonita precisa estar hidratada e higienizada e, para isso, já existem até xampus e balms específicos.
Na maioria dos casos, barbas mais longas pedem óleos próprios para evitar o ressecamento, conforme explica Kahue. Além disso, o profissional destaca que o hábito de secar e pentear na direção desejada ajuda a manter o formato ao gosto do barbudo.
Irritações
Em busca da barba perfeita, muita gente acaba comprometendo a saúde da pele e dos pelos. A médica alergista Adriana Vidal Schmidt orienta que, antes de usar qualquer produto, é fundamental conhecer as particularidades do seu corpo. Loções com álcool, por exemplo, são proibidas para peles secas ou sensíveis. Já o vilão da pele oleosa pode ser um leave-on ou algum creme que obstrua os poros e cause acne.
A médica acrescenta que, além de hidratar, a loção pós-barba pode oferecer vários outros benefícios, se usada adequadamente. Algumas loções manipuladas em farmácias e prescritas nos consultórios ajudam a tratar problemas específicos, como dermatite seborreica ou dermatites alérgicas.
Para manter a pele e os pelos saudáveis, Adriana dá outra dica importante: lâminas que já foram muito usadas ou barbeadores com poucas lâminas podem ser agressivos, especialmente se forem passados no sentido contrário ao do que a barba nasce. “As melhores opções são aqueles barbeadores elétricos ou com multilâminas, que são mais suaves. Também é bom utilizar alguma espuma de barba ou sabonete – neste caso durante o banho”, orienta.
BARBA PARA TODOS OS ROSTOS
  1. O rosto quadrado transmite força e rigidez. Para suavizar os contornos, visagistas indicam uma barba curta e arredondada, que não realce o maxilar.
  2. Quem tem rosto redondo pode optar por barbas em formato triangular para afinar os traços. Um cavanhaque, por exemplo, ajuda a alongar a feição.
  3. O rosto oval é o mais simétrico de todos e combina com qualquer tipo de barba. Vale até o ousado estilo lenhador, que está em alta.
  4. Quem tem rosto triangular pode amenizar os ângulos do queixo igualando o tamanho da barba no rosto inteiro. O cavanhaque não é muito indicado para esse perfil.
LEIA TAMBÉM