Moda e beleza

Michele Bravos, especial para a Gazeta do Povo

A pílula que prolonga os efeitos do botox

Michele Bravos, especial para a Gazeta do Povo
20/11/2011 02:08
O Zytaze é um combinado de citrato de zinco e fitase – enzima que quebra os fitatos (presentes em grãos, feijão, soja, cereais integrais). Segundo a dermatologista Christine Graf Guimarães, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia/PR, para que a toxina botulínica seja mais efetiva, ela deve se unir ao zinco presente no organismo.
Ela explica que os fitatos, ao se ligarem ao zinco, impedem a máxima absorção do mineral pelo corpo humano. Com o Zyta­ze, os fitatos são quebrados, po­­­ten­­­cializando a relação entre a toxina e o zinco (existente no or­­ga­­­nismo e na medicação). Esse li­­gamento estende o efeito proporcionado pela injeção da toxina.
A medicação deve ser usada com acompanhamento médico e de forma regrada. Segundo o fabricante, quantidades excessivas de zinco podem diminuir o efeito da toxina, além de provocar desconfortos gastrointestinais.Para garantir a eficácia do Zytaze é necessário ingerir duas cápsulas diariamente, durante os quatros dias que antecedem o procedimento e no dia da aplicação.
Uma cartela de Zytaze contém dez cápsulas e custa entre U$ 60 e U$ 80, nas farmácias norte-americanas.
Bom senso
Esteticamente, a toxina botulínica é usada para suavizar as marcas de expressão e paralisar as contrações involuntárias da testa e regiões das têmporas próximas aos olhos (para evitar os famosos pés de galinha). Segundo Chris­­tine Graf Guimarães, não há limite para quantas vezes uma pessoa fará uso das aplicações do botox, mas é preciso bom senso. “É indicada para adultos, com necessidade de correção estética ou que tenham contração muito forte de músculos da face, o que leva às rugas”, diz.