Moda e beleza

Marina Mori

Como montar um kit com 10 itens básicos de maquiagem, segundo Alice Salazar

Marina Mori
27/02/2018 12:00
Thumbnail

Uma das primeiras blogueiras de beleza, Alice dá dicas exclusivas para o Viver Bem. Foto: Reprodução Instagram / @alicesalazaroficial

Quer investir em um kit básico de maquiagem mas não faz ideia de por onde começar? Respire fundo e fique tranquila: conversamos com a maquiadora, blogueira e criadora de um dos primeiros canais de beleza do YouTubeAlice Salazar, para reunir as principais dicas do que é realmente essencial entre as centenas de cosméticos disponíveis no mercado.
Além das maquiagens, Alice recomenda ter à mão alguns pincéis básicos na nécessaire. “Se precisar investir em apenas dois, o de blush e o de côncavo (para os olhos) são obrigatórios”, indica.
A seguir, veja os 10 itens essenciais que toda maquiadora iniciante deve ter em sua nécessaire, segundo Alice Salazar:

1 – Base

Por mais que você não a use todos os dias, quando quiser fazer uma make mais elaborada ela será essencial. E não é preciso gastar muito. “As pessoas acham que as mais caras são as melhores, mas tem muita base boa e barata por aí”, lembra Alice.
A maquiadora recomenda as versões matte, que costumam ter boa cobertura sem serem pesadas.

2 – Pó

“É importantíssimo para tirar a oleosidade da pele e retocar a maquiagem ao longo do dia”. Aqui, a questão do preço é a mesma. Segundo Alice, muitas marcas disponíveis em farmácias oferecem ótimos resultados.
Na hora de comprar, escolha os mais leves. “Quanto mais fininho o pó, melhor”, sugere.

3 – Corretivo

Não tem jeito: ele é indispensável para esconder olheiras e manchinhas da pele. O tom do produto, porém, varia conforme a intensidade das marcas. “Quem tem olheiras muito escuras não pode usar corretivo claro, porque ele vai se misturar e ficar arroxeado”, alerta a maquiadora.
A dica, neste caso, é apostar em tons amarelos ou mais próximos do tom da pele. Depois, se a intenção é iluminar o olhar, vale aplicar outro corretivo mais claro.
Quanto ao formato do produto, o segredo é apostar nos líquidos. “O corretivo em bastão é muito pesado e tudo o que for aplicado na área dos olhos tem que ser mais leve para não marcar”, explica.

4 – Bronzer

Um pouquinho de cor é sempre bom. Mas, em vez de apostar nos tons rosados, prefira os tons mais queimados e sem brilho. “Dá para aproveitar e fazer contorno, trabalhar profundidade”.
Dica de aplicação: abaixo das maçãs do rosto, para afinar as bochechas.

5 – Iluminador

Apesar parecer um item dispensável, acredite: ele faz toda a diferença. “Quando comecei a me maquiar não existia iluminador, é um produto que ganhou fama de uns anos pra cá, mas ainda bem”, diz Alice.
Dica de aplicação: segundo a maquiadora, o iluminador serve para destacar as áreas do rosto. Aplique logo acima das maçãs do rosto em direção às têmporas e também acima do arco do cupido, no lábio superior.

6 – Sombra marrom

“É essencial. Primeiro porque dá profundidade para o olhar e, segundo, é o mais natural possível. Pode perguntar para todos os maquiadores: se você precisa investir em uma sombra só, é a marrom”, garante a maquiadora.
O tom preferido da maquiadora foi transformado em uma sombra exclusiva de sua linha de maquiagens. Foto: Divulgação
O tom preferido da maquiadora foi transformado em uma sombra exclusiva de sua linha de maquiagens. Foto: Divulgação

7 – Máscara de cílios

É o mais importante, segundo a maquiadora. “Se precisar passar uma coisa só, que seja ele. Vejo muitas mulheres dizendo que passam só um batonzinho para ir à padaria. Mas se você quer tirar a impressão de cara lavada, só Rímel, mesmo”, enfatiza.

8 – Curvex

Quer deixar o olhar ainda mais arrasador? Não deixe de usar curvex nos cílios antes de aplicar a máscara. Para Alice Salazar, ele é um item básico.

9 – Lápis de olho

“Ele deixa o olhar mais marcante”, explica a maquiadora. Pode ser aplicado tanto na linha d’água inferior quanto na pálpebra superior, como um delineador. Neste caso, a dica é esfumar bem.

10 – Batom

O último, mas não menos importante. Você não precisa ter uma coleção de batons, mas pelo menos um que possa ser usado no dia a dia, não apenas no baile de formatura ou no casamento da prima. Alice indica os tons mais terrosos, bem “Kardashian”. “Elas influenciaram muito nesse quesito. Os tons de marrom, mais puxados para o rosa, são incríveis”.
Pioneira no YouTube com seu canal de beleza, a influencer elenca os itens essenciais que toda mulher precisa ter quando o assunto é maquiagem. Foto: Reprodução Instagram
Pioneira no YouTube com seu canal de beleza, a influencer elenca os itens essenciais que toda mulher precisa ter quando o assunto é maquiagem. Foto: Reprodução Instagram

Extra: tendências de beleza da NYFW, por Alice Salazar

Durante a segunda semana de fevereiro, a maquiadora esteve na New York Fashion Week, o maior evento de moda dos EUA e contou, exclusivamente ao Viver Bem, algumas tendências de beleza que se destacaram nas passarelas. Confira:
#1 – Beleza nua e crua, só que não
Na passarela, modelos com o mínimo de cosméticos no rosto. A tendência da “não-maquiagem”, conhecida também como “raw make-up”, continua a ser um dos destaques das semanas de moda, segundo a maquiadora.
“Vi muito disso lá. Eles conseguiram um resultado ‘natural’, mas é porque trabalharam muito para conseguir esse efeito”, aponta Alice, que esteve nos bastidores da NYFW. Mas a realidade da maioria das mulheres é outra, segundo a maquiadora: sair de casa de “cara lavada” com uma pele radiante não é algo tão simples assim.
“É muito fácil ditar moda para modelo, mas isso é um pouco inviável para a mulher do dia a dia. A gente precisa lembrar que eles só maquiam modelos, né?”.
#2 – Você abriria mão da máscara de cílios?
“É uma das tendências mais importantes, mas acho que não vai pegar. Vi muitos desfiles em que as modelos estavam sem nada de Rímel”, confessa a maquiadora. O destaque dos cílios na maquiagem, para ela, é o grande diferencial da make.
Mesmo assim, acredita que vale a pena fazer um teste. “Eu estou adaptando o meu gosto para isso, mas é um processo”, brinca.
#3 – Ah, o côncavo marrom!
Quem acompanha a YouTuber sabe bem o que estas palavras representam. “Sempre falo sobre a importância disso na maquiagem, então fiquei muito feliz quando vi várias modelos com o côncavo marcado”, diz Alice.
LEIA TAMBÉM