Moda e beleza

Marina Mori

Os alimentos fitoquímicos que prometem pele perfeita e saúde em dia

Marina Mori
17/08/2018 07:00
Thumbnail

Apesar do nome complicado, os alimentos fitoquímicos são mais comuns do que se pensa. Foto: Bigstock

Pele bonita é sinônimo de alimentação saudável, todo mundo sabe. Mas, dentro de uma rotina balanceada, existem alguns truques capazes de potencializar a rotina de beleza de forma impressionante. Um deles tem nome, sobrenome e certificações científicas de benefícios à saúde: alimentos fitoquímicos. Apesar do título pomposo, eles são mais comuns do que parecem e podem, inclusive, estar enfeitando a fruteira de casa enquanto você lê esta matéria.
Presentes nas frutas e nos vegetais, os fitoquímicos são substâncias que conferem cor aos alimentos e ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças. Para a alegria dos fãs em cuidados com a pele, têm sido associados, também, a uma série de benefícios ao maior órgão do corpo humano.
Presentes nas frutas e nos vegetais, os fitoquímicos são substâncias que conferem cor aos alimentos e ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças. Foto: Bigstock
Presentes nas frutas e nos vegetais, os fitoquímicos são substâncias que conferem cor aos alimentos e ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças. Foto: Bigstock
A médica Mariana Muniz, especialista em dermatologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), faz questão de difundir para além do consultório os benefícios dos fitoquímicos para uma pele perfeita.
“Para cada queixa relacionada à pele, tem um grupo específico capaz de ajudar”, explica ela. Quando o interesse é manter o rosto livre de manchas e com o mínimo de linhas de expressão, a dermatologista garante que é preciso dar atenção especial aos antioxidantes. “Eles vão ajudar a prevenir os danos dos radicais livres, da poluição, do estresse e dos raios UV”, afirma.
“A alimentação saudável é a base de tudo e o resultado de uma pele saudável é a soma de tudo o que compõe seu estilo de vida. Se você dormir bem e se alimentar bem, não tem como não ter uma pele boa”.  A seguir, a dermatologista dá destaque a alguns fitoquímicos que devem ser consumidos com frequência:

Betacaroteno

Aquela velha dica de consumir alimentos amarelos ou alaranjados ao voltar da praia tem uma explicação. “O betacaroteno age como um filtro solar interno. Ele reduz a inflamação da pele por conta do sol e, por isso, tende a prevenir aquele estágio de vermelhidão. Passa direto para o bronze”, afirma a dermatologista.
Mamão, pimentão vermelho, cenoura e damasco são alguns dos alimentos ricos na substância.
Foto: Miguel Maldonado / Unsplash
Foto: Miguel Maldonado / Unsplash

Vitaminas C e E

Enquanto o primeiro grupo age no corpo como uma dose extra de antioxidantes para a pele, os alimentos com bastante vitamina E (como as oleaginosas e o abacate) ajudam a preservar ao máximo o colágeno.
Entre os alimentos ricos em vitamina C, destacam-se as frutas cítricas e as vermelhas, como framboesas e morangos.
Foto: Juan Jose  Valencia Antia / Unsplash
Foto: Juan Jose Valencia Antia / Unsplash

Astaxantina

É um carotenoide encontrado em algas e em alguns frutos do mar como camarão, lagosta, caranguejo e salmão. “Ela faz parte dos ômegas e protege os fibroblastos, que são as células produtoras do colágeno”, explica Muniz.
Estudos indicam que quem consome a substância com regularidade tende a ter melhores níveis de umidade e elasticidade da pele. Mas não só: a astaxantina tem sido protagonista em pesquisas que envolvem prevenções de doenças como o Alzheimer e artrite.
Além da ingestão via alimentos, é possível conseguir uma dose maior da substância através da suplementação com óleo de krill, um crustáceo semelhante ao camarão. A dosagem pode variar de pessoa para pessoa e, por isso, deve ser indicada por um nutricionista ou dermatologista.
Foto: Reprodução / Pinterest
Foto: Reprodução / Pinterest

Curcumina

Principal ativo presente na cúrcuma (açafrão-da-terra), a curcumina age como um anti-inflamatório muito potente, inclusive na prevenção do câncer de pele. Vale lembrar, porém, que o pó alaranjado deve ser adicionado apenas no fim das preparações, já que o calor e o cozimento podem inibir suas propriedades.
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)

Resveratrol

Ele já é figurinha registrada nas coleções de quem está sempre em busca de antioxidantes. Presente principalmente na uva, o resveratrol é um dos fitoquímicos mais indicados para prevenir o envelhecimento e amenizar linhas de expressão/elasticidade da pele.
Foto: Anh Nguyen / Unsplash
Foto: Anh Nguyen / Unsplash

Ácido elágico

O fitoquímico ajuda a prevenir pigmentações na pele, como manchas. Está presente em frutas de pigmentação avermelhada, como a maçã, romã e framboesas. Já sabe o que incluir na lista de compras para a próxima feira, certo?
Foto: Alex Kotomanov / Unsplash
Foto: Alex Kotomanov / Unsplash
LEIA TAMBÉM