Moda e beleza

Flavia Schiochet, especial para a Gazeta do Povo

Aprenda como tratar e prevenir o frizz e manter seu cabelo saudável

Flavia Schiochet, especial para a Gazeta do Povo
14/04/2013 03:08
Das duas, uma: ou você mantém seu cabelo hidratado ou você aprende a conviver com o frizz. Além de serem esteticamente feios, os fios arrepiados são um sinal de que o cabelo está mal cuidado. “O frizz é mais comum nos cabelos ondulados e afros, mas muitas vezes os fios que passam por agressões químicas, como tintura e alisamento, e as agressões externas, como o sol, a água do mar, a poluição e a água quente, também ficam quebradiços e arrepiam”, explica o tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Antigamente, era utilizado o corte à vela, no qual cada mecha do cabelo era enrolada e se passava uma chama para queimar as pontas. Com os cremes e procedimentos de hoje, não é mais preciso correr o risco de se queimar. “Os salões têm tratamentos específicos para cada tipo de cabelo, como cauterização e tratamentos com cremes, além do corte bordado e de hidratação intensa”, diz a cabeleireira Adriana Souza, do Expert Beauty Center Champagnat. Ela indica cuidado diário com as madeixas: um bom xampu, condicionador e leave-in sem enxágue para mantê-las saudáveis.
O tratamento para sanar o frizz mais indicado pelos profissionais é a hidratação profunda e frequente – uma ou duas vezes por mês. No salão WCrystal, o hairstylist Ítalo Saliccio também faz o corte bordado: corta as pontas arrepiadas de toda a extensão do cabelo com a ponta da tesoura, mas sem tirar o comprimento. Depois, aplica uma combinação de xampu, condicionador e creme hidratante com algum óleo ou manteiga – esses lipídios são bons para dar peso e selar as cutículas dos fios. “Os cabelos despigmentados são os que mais sofrem com o frizz, pois a química altera a estrutura do fio e o deixa mais vulnerável à agressão do sol”, diz Ítalo.
* * * * *
Serviço
Adriana Souza, Expert Beauty Center, Av. Cândido Hartmann, 456, fone (41) 3015-4386. Ítalo Saliccio, WCrystal, Shopping Crystal, fone (41) 3018-0100.
Clairol, www.clairolprofessional.com.br.
L’Occitane, www.loccitane.com.br.
Pantene, www.pantene.com.br.
Organix, www.hartycosmeticos.com.br.
Sebastian, www.sebastianprofessional.com.br
Wella, SAC 0800-7019276.