Moda e beleza

Bruna Covacci

Maquiagens que deixam mulheres poderosas aos 80 anos

Bruna Covacci
26/09/2015 15:03
Thumbnail
Em algum momento da vida a mulher percebe que o rosto não está tão lisinho como antes. Para dar um break nos estragos do tempo (ou adiar ao máximo o aparecimento desses inevitáveis sinais), o primeiro passo é saber do que a sua pele precisa. Afinal, cremes anti-idade não faltam no mercado. Mas o que fazer quando o avanço dos anos, de fato, bate à porta e chega-se aos 80 anos? Se a oferta de produtos que ocultam sinais de envelhecimento é grande, ainda há dificuldade em se entender como tratar da pele quando a idade não é mais um medo e, sim, um motivo de orgulho.
De acordo com Andrea Costa, gerente de Desenvolvimento de Fórmulas da Natura, a palavra regeneração não pode ser encarada da mesma forma que antes. Aos 80 anos, a mulher só consegue reduzir o tamanho dos poros ou suas manchinhas, ela não tem elasticidade e nem produz colágeno para reverter qualquer condição da pele. “É por isso que, em geral, os cuidados são semelhantes aos de uma mulher com 60 anos, mas as preocupações são outras”, explica. Ela reconhece que não existem produtos de beleza específicos para a quarta idade. O importante nessa fase não é modificar as feições e sim perceber que a vida continua, se sentir bem sem descaracterizar a idade que se tem.
Se jogue!
Lavoisier Souza, maquiador oficial da Eudora, concorda que manter a pele bem hidratada é o ponto chave para quem quer cuidar da aparência depois dos 80. Por isso, a escolha de itens emolientes é essencial. “Opte por produtos líquidos, que espalham mais fácil e não acumulam nas linhas de expressão”, aconselha. A quantidade é outro cuidado importante: “quanto menos, melhor”, orienta. O uso do pó deve ser evitado, pois ele pode evidenciar as linhas de expressão. E não existem amarras. “Não tem idade para usar um batom vermelho! A maquiagem precisa ser usada como uma forma de mostrar a personalidade. Se na sua vida toda você teve um batom preferido, não é justo que quando você fique mais velha você precise abandoná-lo”, brinca. E se a mulher faz o tipo que, depois de certa idade, resolveu dar a si mesma outras liberdades, como usar o batom roxo, se jogue!
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Ousada
Terezinha Reichardt, 82 anos, é do tipo que gosta de cores e tem energia de sobra. Na hora de escolher o batom “quanto mais assanhado melhor”, brinca. Para o make do dia a dia, ela não abre mão de pintar as sobrancelhas e de aplicar o lápis na linha d’água. Na sua rotina de cuidados, reconhece os benefícios da hidratação, mas também faz máscaras com cascas de banana e abacate e cuida da alimentação. “Me perguntaram se eu gostaria de fazer plástica. A minha resposta foi: de jeito nenhum”. Para a produção de Terezinha, a maquiadora Bruna Daniel usou base líquida com primer (que pode ser substituído por um hidratante), passou lápis marrom em todo o contorno dos olhos e esfumou com um marrom escuro na pálpebra. A sobrancelha também foi pintada com sombra. A dica de Bruna Daniel, maquiadora responsável pela produção, é usar um lápis de contorno na hora de passar o batom, pois ele evita que o produto escorra.
Natural
Antonina Soares Deolindo, 85 anos, passa hidratante uma vez ao dia. Para ela, essa rotina de cuidados é para lá de suficiente. Segundo Nina, como gosta de ser chamada, quando ela era jovem não existiam tantas opções de maquiagens. “Hoje tem tanta coisa que dá até preguiça de experimentar”, comenta. Ela gosta de passar base todas as vezes que sai de casa. O batom “discretinho” não pode faltar. Por conta da preferência pelo aspecto natural, a cor na boca é nude. “Como a sobrancelha dela é mais escura do que a cor do cabelo, optei por passar uma base para diminuir a cor”, explica Bruna.
Discreta
“Não adianta tentar disfarçar as rugas quando chegamos aos 80 anos, temos que nos assumir”. A frase é de Therezinha Ferreira de Oliveira, de 82 anos. Nos últimos 40 anos, a rotina de beleza dela é a mesma: creme para o rosto e ponto final. “Ao me olhar no espelho, vejo que as rugas estão aumentando. Mas eu gosto delas e tenho orgulho da minha pele”, declara. O combo batom + perfume traz tudo o que Therezinha precisa para sair de casa. Sua cor preferida para a boca hoje em dia é o vinho. “Uma coisa que mudou nos últimos tempos é que antes eu não passava esmalte. Agora eu faço a unha sempre que posso”, declara. Respeitando a preferência de dona Therezinha, a maquiadora evidenciou os lábios com o batom escuro, em tom vinho. A sobrancelha foi destacada com sombra e o rímel foi usado para dar volume aos cílios.
Faixa etária
Confira a seguir os melhores ativos para cada etapa da vida da mulher:
Dos 20 aos 30 anos
O ideal é se prevenir com hidratantes à base de vitaminas C e E, ácido hialurônico, ômegas 3 e 6, extratos de frutas, antioxidantes (polifenóis, ácido ferúlico e coffeeberry), anti-inflamatórios (extratos de plantas e algas, complexos que agem no DNA), ácido glicólico e retinol.
Dos 30 aos 40
As fórmulas devem ter esses mesmos agentes, mais os peptídeos, ativos antiglicação (como carnosina) e ácidos hialurônico e retinóico.
Dos 40 aos 50
É a hora de resgatar a firmeza e combater as manchas, associando o uso de antioxidantes a ativos despigmentantes (hidroquinona, ácido kójico, licorice), ácido retinoico e ingredientes revitalizantes, como orquídea, células-tronco vegetais e vitamina C.
Dos 50 em diante
O desafio é resgatar a densidade investindo nos mesmos ativos da faixa dos 40 anos, acrescidos de extrato de soja e ácidos graxos essenciais.
Serviço
Fotos: Letícia Akemi /Gazeta do Povo. Produção: Hellen Albuquerque, fone (41) 9633-9120. Beleza: Bruna Daniel, fone (41) 9922-9196.