• Carregando...
Bronzeado saudável o ano todo
| Foto: LETICIA AKEMI

Durante o inverno curitibano, os dias de sol são escassos. Quando ele aparece, todo mundo corre para as áreas abertas a fim de sentir aquele calor gostoso. Poder se expor aos raios solares, mesmo no inverno, é fundamental para a saúde. De acordo com a dermatologista Fabiane Brenner, do Serviço de Dermatologia da UFPR, é importante se expor ao sol de 15 a 20 minutos, três vezes por semana, para estimular a produção de vitamina D, fundamental para a calcificação dos ossos.

Este solzinho, entretanto, não é o suficiente para manter a cor adquirida no último verão. O que fazer então?

Fabiane explica que o uso dos autobronzeadores é a forma mais prática e saudável de bronzear a pele. Encontrados na forma de creme, spray e jatos, aplicados dentro de cabines especiais, estes não estimulam a produção de vitamina D, mas também não apresentam riscos de causar algum tipo de câncer de pele. “Nesses métodos é utilizada a di-hidroxiacetona, substância que escurece a pele por meio de oxidação da queratina”, explica a especialista, enfatizando a necessidade de reaplicação.

No caso dos autobronzeadores de uso doméstico, a aplicação deve ser feita por três dias consecutivos e novamente após uma semana. A única contraindicação é com relação a alergias que podem surgir devido aos componentes da fórmula.

Já o chamado jet-bronze é feito em uma única sessão, que pode ser reforçada após 10 ou 15 dias, “período em que a pele começa a perder a cor e adquirir uma tonalidade irregular”.

Vale lembrar que as câmaras de bronzeamento, que antes eram muito comuns, estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois a radiação emitida por estes equipamentos aumenta o risco de câncer de pele, além de causar o envelhecimento precoce da pele.

Sobre a conservação da cor, Fabiane explica que o bronzeado tanto natural quanto com autobronzeador se perde progressivamente pela descamação da pele. Para evitar isso, a hidratação é fundamental.

Quem tiver a chance de se bronzear naturalmente precisa também evitar a exposição excessiva, pois além do câncer, ela causa manchas e queimaduras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]