Moda e beleza

Redação

Sem nudez, novo Calendário Pirelli retrata modelos negros e tema fantástico

Redação
23/07/2017 08:00
Thumbnail

A modelo australiana e sudanesa Nyadak Duckie Thot foi escolhida para interpretar a protagonista Alice. (Foto: Divulgação) | Alessandro Scotti

Para acompanhar a constante transformação da sociedade, o item de decoração mais famoso das oficinas do mundo, o Calendário Pirelli 2018, vai estampar apenas modelos, atores e outras personalidades negras na edição do ano que vem. Sem nudez, o cenário escolhido pelo fotógrafo Tim Walker e desenhado pelo novo editor britânico da Vogue, Edward Enninful, foi o mundo fantasioso de “Alice no País das Maravilhas”.
Na nova edição, o calendário traz figuras como Naomi Campbell, RuPaul, Sean Combs, Whoopi Goldberg e Lupita Nyong’o interpretando as personagens mais famosas da obra de Lewis Caroll. Tem o Chapeleiro Maluco, a Lagarta, a Rainha de Copas, além de Alice, claro.
Esta é a segunda vez que o Calendário Pirelli é feito com um cast formado apenas por negros. Em 1987, Terence Donovan fotografou um calendário com a participação de, entre outros talentos, Waris Dirie e Naomi Campbell, que na época tinha apenas 16 anos.
O editor da Vogue desenvolveu os figurinos do calendário a partir da criação de uma versão própria da história da menina Alice, que cai numa toca de coelho e é transportada para um lugar fantástico, povoado por criaturas peculiares. Inclusive o Coelho Branco, uma das figuras mais importantes da obra, se transformou no Coelho Negro na publicação.
Em entrevista ao jornal The New York Times, o fotógrafo contou que a decisão pelo elenco formado apenas por negros foi ideia sua, motivado pelo desejo de fazer algo inédito. “A história da Alice já foi contada tantas vezes e de tantas maneiras, mas sempre com um elenco branco. Nunca houve uma Alice negra, então eu quis avançar no modo como figuras fantásticas do universo ficcional podem ser representadas e explorar ideias em evolução de beleza”, afirmou ao jornal.
A modelo australiana e sudanesa Nyadak Duckie Thot interpretou o papel da protagonista Alice. A vilã, a Rainha de Copas, é feita pela drag queen RuPaul, estrela de um reality show que leva seu nome. A personagem da lagarta coube à cantora e estilista Zoe Bedeaux. A consagrada atriz americana Whoopi Goldberg ficou com o papel de Duquesa, enquanto Lupita Nyong’o, atriz mexicana e queniana, fez a roedora Arganaz.
Como soldados da rainha e “cortadores de cabeça”, foram escolhidos a modelo britânica Naomi Campbell, o rapper americano Sean Combs, e os modelos Alpha Dia (senegalês) e King Owusu (britânico), que também é ilustrador.
Veja algumas fotos do Calendário Pirelli 2018 e dos bastidores:
 LEIA TAMBÉM