Moda e beleza

Da redação

Calor e pele oleosa. Saiba como escolher o protetor solar de rosto correto

Da redação
22/01/2017 10:00
Thumbnail

Foto: Bigstock.

A variação de temperatura pode estar relacionada à oleosidade da pele. Durante o verão, a secreção das glândulas sebáceas aumenta por conta da sensibilidade ao calor. De acordo com Rossana Spoladore, dermatologista do Hospital Santa Cruz, quanto maior a temperatura maior a produção de óleo – e também a produção de suor. Por isso, muita gente se pergunta sobre como escolher o protetor solar certo.
LEIA MAIS:
Para peles oleosas, a dermatologista indica produtos em gel, fluidos ou séruns e oil-free – livre de óleo.  Devido ao calor intenso e a predominância da pele mista nos brasileiros, ou seja, maior oleosidade na região central da face, a indústria farmacêutica identificou a necessidade de desenvolver produtos específicos para pele oleosa, razão pela qual existem vários protetores específicos para esse tipo de pele. Segundo Rossana, é importante reaplicar o protetor a cada duas horas e, em caso de transpiração intensa ou de se entrar na piscina ou no mar, aplicar mais vezes.
Como controlar a oleosidade da pele?
Para ajudar a controlar a oleosidade podem ser utilizados outros produtos, como limpadores, sabonetes em gel com alguns ativos que podem diminuir a oleosidade por determinado tempo. Deve ser lembrado que lavar excessivamente a face pode estimular a secreção de sebo, por isso o recomendando é lavá-la duas vezes ao dia, com água fria e com sabonetes adequados para o tipo de pele. “O álcool presente em alguns produtos de higiene pessoal, como loções adstringentes ou demaquilantes, também deve ser evitado, pois estimula a secreção de sebo pelas glândulas”, explica.