Moda e beleza

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo

5 dicas essenciais para não cair do salto

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
20/05/2016 15:34
Thumbnail

Andar de salto alto sem segurança é um perigo que pode abalar a saúde e a elegância. O especialista no assunto Namie Wihby ministra workshop sobre o tema em Curitiba. Foto: divulgação.

Para subir no salto, é preciso equilíbrio. E a máxima é uma ampla análise do expert no assunto Namie Wihby, que estará em Curitiba em junho para ministrar um workshop sobre o tema. Wihby, que já deu aulas para modelos e atrizes como Sophie Charlote, Thaís Araújo e a top Viviane Orth, acumula também experiência em ensinar a proeza para os homens. Ele foi responsável por “treinar” o ator Rainer Cadete, que subiu no salto na novela “Verdades Secretas”.
Namie Wihby já ensinou nomes como Patrícia Pillar e Viviane Orth. Para ele, a elegância tem um preço: "ninguém é elegante sem esforço", afirma. Foto: divulgação.
Namie Wihby já ensinou nomes como Patrícia Pillar e Viviane Orth. Para ele, a elegância tem um preço: "ninguém é elegante sem esforço", afirma. Foto: divulgação.
E o consultor de moda diz que o equilíbrio é essencial. Tanto que considera o recente protesto feito por mulheres que foram ao Festival de Cannes descalças, numa manifestação contra a ditatura do salto alto, exagero. “Nem 8 ou 80. Não precisa usar foto de salto o tempo inteiro e nem ir descalço em um evento. O equilíbrio é fundamental”, diz o consultor. Confira cinco dicas para aprender a subir no salto com elegância:
 1 – Comece com os pés descalços
Se você nunca andou de salto e sente insegurança só de olhar os centímetros a mais nos sapatos, comece despindo os pés. “Ande sem sapatos, na ponta dos pés pela casa antes de subir em um salto de verdade. Acostume-se com a altura e com a postura”, ensina o consultor.
2 – Enquanto aprende, dê preferência a saltos baixos 
A mulher tende a ser movida pela emoção e já quer subir em um salto 15 na primeira experiência sobre os saltos. A dica de Namie Wihby é ir devagar. Para ele o ideal é começar com saltos de 3 a 5 cm, no formato quadrado ou carretel.
3 – Use todo o corpo
“As pessoas acham que para subir no salto, é preciso usar apenas os pés e pernas e isso está errado”, diz Wihby. Braços fechados e mãos pra dentro são essenciais para conquistar o equilíbrio.
4 – Evite as plataformas
Muita gente acha que a plataforma dá altura sem perder segurança, o que também é um mito e pode ser um perigo para o corpo todo, principalmente para os pés. “Se você estiver de salto e o salto quebrar, você ainda pode ficar na ponta dos pés, com a plataforma, você vira o pé inteiro”, diz o consultor ressaltando o perigo de se machucar ao andar com o salto errado ou sem ter segurança do calçado.
5 – Primeiro o calcanhar, depois a ponta
Aprenda esse mantra: “primeiro o calcanhar, depois a ponta” antes de escolher o salto alto. “Se usar as pontas primeiro, a possibilidade de machucar os pés e fazer bolhas, aumenta”, diz Namie Wihby. O segredo é andar com elegância e, como ele ressalta, a elegância dá trabalho. “Ninguém é elegante sem esforço”, conclui.
LEIA TAMBÉM
Serviço: O Workshop Models , com Namie Wihby, acontece de 11 e 12 de junho, na Forum School (Rua Desembargador Westphalen,2213. O investimento é de R$ 500,00 (à vista) ou 2 parcelas de R$ 300,00. Mais informações: (41) 3077 7288. Vagas limitadas.