Moda e beleza

Thatiana Bueno

Cinco dicas para uma boa automaquiagem

Thatiana Bueno
28/08/2015 17:01
Thumbnail
Se você é daquelas que se inspira nos makes lindíssimos das famosas, saiba que existem truques que podem te ajudar a fazer maquiagem sozinha em casa. Por isso, deixe de lado a insegurança e aproveite as dicas da maquiadora e professora do Lady&Lord Centro de Formação de Profissionais da Beleza, Poliana Simão, e da consultora de imagem Patrícia Fraga:
1 – Preparo da pele: é o antes da brincadeira, a hora de prestar atenção nos detalhes que podem atrapalhar o resultado final. Com os dentes já escovados – porque não dá para lembrar só na hora de passar o batom –, o primeiro passo é deixar a pele sempre bem limpa. Cuidar, tonificar e limpar a cútis para aplicar qualquer produto é importante tanto para a fixação da maquiagem quanto para a saúde da pele, que você já deve saber de antemão que tipo tem. As mais secas exigem hidratação antes, e as oleosas pedem produtos oil-free, então escolha produtos apropriados para a sua.
2 – Primer, base, corretivo e pó: Guarde o quarteto, pois essa é a sequência de produtos para uniformizar o tom da pele, disfarçar olheiras, manchinhas e também espinhas. Evite camadas muito grossas de base e pó, para garantir um resultado mais natural. Lembre-se: menos é mais! O básico para quem está aprendendo a se maquiar sozinha é saber o que mais gosta no rosto para definir o que marcar. A maquiadora e professora do Lady&Lord orienta que, para correções, escureça os pontos que você menos gosta para disfarçar, e clareie o que pretende evidenciar no rosto.
3 – Olhos: Existem muitos truques para essa área. E cada truque está ligado intimamente com o formato dos olhos. Os pequenos, por exemplo, não poder ter o delineador carregado e pedem tons claros. Já os grandes podem abusar do delineador, porém sem traço de lápis na parte inferior, e das sombras mais escuras. Utilize o curvex e muita máscara nos cílios superiores para abrir o olhar e ficar com cílios de boneca. Com relação ao lápis de olho, fique atenta porque passar na linha d’agua diminui o olhar. O efeito contrário acontece com lápis na cor nude. Sombras com efeito mais esfumado são ótimas para olhos caídos.
4 – Blush: Muito cuidado ao escolher o tom e ao passar no rosto, pois exageros com blush são muito comuns e podem acabar com a make. O indicado é escolher um tom compatível com seu tom de pele e passar de forma sutil nas maçãs do rosto.
5 – Boca: Fica a critério de cada mulher escolher batom ou gloss para os lábios. Independente da escolha, é preciso levar em consideração o que harmoniza melhor em conjunto com a make. “É importante ter equilíbrio, se a escolha é destacar os olhos, deixe a boca em tom mais neutro. Muita informação deixa um resultado artificial”, explica Patrícia Fraga.
Se você estiver copiando alguma maquiagem, lembre sempre de adaptar a ideia para o seu rosto e estilo. A técnica usada na modelo é apropriada para ela, mas não quer dizer que seja apropriada para você. Segundo a maquiadora Poliana, “escolher o make sempre de acordo com a ocasião e não mudar muitos suas características são fatores essenciais para se arrumar sozinha”. A automaquiagem pode ser realizada por qualquer pessoa e sendo bem feita faz toda a diferença na imagem e colabora positivamente no marketing pessoal.