Moda e beleza

Bruna Covacci

Saiba quais são as fragrâncias de verão! A aplicação do perfume muda com o calor

Bruna Covacci
05/01/2017 19:50
Thumbnail

Foto: Bigstock.

Assim como quando trocamos os casacões pelos vestidinhos, a escolha do perfume também é sazonal. De acordo com o expert em perfumaria Cesar Veiga, de O Boticário, o verão pede fragrâncias frescas e refrescantes, como os florais, cítricos ou frutados. Para identificar os cheirinhos de verão uma dica: eles são transparentes, verdinhos ou azuis claros e geralmente não contém grandes concentrações de itens mais opulentos como a baunilha que é um grande marco do inverno.
Leia mais:
A quantidade a ser aplicada varia: cada um escolhe o quanto gostaria de deixar o seu cheiro marcante. “Mas como os perfumes de verão são mais vaporosos, é normal precisar reaplicar mais vezes ao dia”, explica. Quem não abre mão de ter um perfume só para o ano todo e escolhe os mais pesados, com cara do inverno, precisa reduzir as aplicações no verão.
Veiga explica que durante os dias mais quentes os poros ficam mais abertos e a pele respira mais. “Quando o corpo esquenta o perfume evapora e exala mais cheiro. É o calor o responsável pelo cheiro dissipar”. De acordo com o especialista, a durabilidade costuma ser a de oito horas, mas tudo varia de pessoa para pessoa. Os cheiros permanecem mais tempo nas peles mais hidratadas quando comparado às secas, por exemplo. Apesar de não ser o companheiro perfeito para a praia, os perfumes não mancham a pele no calor.
Onde aplicar
Ele pode ser usado no corpo todo, mas os locais mais quentes são os mais indicados para a aplicação, como atrás da orelha, nuca, pulso, dobra dos cotovelos e joelhos.
Acostumei, e agora?
Você não precisa necessariamente sentir o cheiro do próprio perfume. E isso é bastante normal de acontecer. O olfato é um mecanismo de defesa no corpo humano, então é comum deixar de notar o perfume. Para voltar a curtir a fragrância de sempre o ideal é deixar ela de lado, por pelo menos duas semanas.