Moda e beleza

Amanda Milléo

Aprenda a se maquiar e a se fantasiar de folião ou zumbi!

Amanda Milléo
23/02/2017 09:00
Thumbnail
O carnaval em Curitiba é diferente. Ao mesmo tempo em que há colombinas e pierrôs brincando nos bailes e blocos nas ruas, em uma esquina se esbarram com zumbis e noivas cadáveres. Ambas as festas reúnem muitas pessoas e há quem, inclusive, participe das duas comemorações. O Viver Bem separou os principais ingredientes para quem quer se tornar um folião ou um zumbi e dá dicas de como ser um personagem convincente nas ruas da capital na semana do carnaval. Confira!

Vire um folião!

Brincar o carnaval, o tradicional, exige brilho. Muito brilho. Principalmente na maquiagem, de acordo com Adriele Contini, maquiadora do salão Expert do bairro Cabral. “Usar glitter ou purpurina no rosto é uma boa sugestão porque o produto não vai borrar e não vai manchar a maquiagem. A pessoa pode suar à vontade e dá para passar muito. Uma das tendências de maquiagem para este ano, que será visto durante o carnaval, será o delineador com glitter, passado não só no contorno do olho, mas também mais em cima, na pálpebra”, explica.
Para garantir ainda mais brilho, pedras de strass podem ser aplicadas no rosto. Para que fixem na pele, devem ser coladas com cola para cílios. “Pode colocar só de um lado do rosto ou mesmo dos dois, dependendo da criatividade da pessoa. É o que dará o destaque da pessoa nas ruas”, sugere a maquiadora. Depois, para aumentar o brilho, assopre mais purpurina no rosto todo.
“O carnaval exige brilho e cor. Precisa ter alguma coisa que seja colorida. Pode ser um detalhe da maquiagem ou mesmo na roupa. O rosto não precisa estar totalmente preparado, como para um casamento ou formatura. Um corretivo e uma base são suficientes e é legal investir em brilhos e cores, como uma sombra bem colorida”, diz Adriele.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
Confira mais algumas dicas para ser uma colombina ou foliã de destaque:
– Primeiro passo. O rosto não precisa estar totalmente preparado, com uma base muito pesada, antes da maquiagem de carnaval. Um corretivo e uma base à prova d’água são suficientes. Não se esqueça de passar, antes, o protetor solar!
– Brilho! Invista em purpurinas próprias para o rosto, também chamado de pó de borboleta, e que são encontrados facilmente em lojas de artigos para festas. Abuse da criatividade e pincele o glitter pela testa, bochechas ou até mesmo nos lábios. Não se preocupe com colas, a purpurina se fixa na pele facilmente. Na boca, passe em cima de um batom forte.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
– Brilhe mais! Quer mais destaque? Aplique pedrinhas de strass, adquiridas nas lojas de festas, no rosto. Para isso, use cola para cílios. Tome cuidado com as regiões dos olhos, nariz e ouvidos, mas seja criativo. Pode aplicar na testa, bochecha, dos dois lados ou apenas um. Para facilitar, pingue uma gota pequena de cola no local que desejar e coloque o strass com a ajuda de uma pinça.
– Delineador certo. Uma das tendências de maquiagem para 2017 são os delineadores com glitter e eles não precisam ser passados apenas acima da linha do olho. Use-o contornando a sombra e, com a ajuda de um adesivo, faça desenhos geométricos. Esta também promete ser uma tendência para o carnaval.
Uma maquiagem colorida com pedraria cria um efeito divertido e sofisticado (Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo)
Uma maquiagem colorida com pedraria cria um efeito divertido e sofisticado (Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo)
– Sombras. Invista em sombras de cores vibrantes e daquelas que você talvez não tenha em casa, como azul, lilás, rosa, laranja. Elas podem ser misturadas ou mesmo usadas sozinhas e ajudarão a destacar os olhos, junto com cílios postiços, delineadores com glitter e a purpurina.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)

Transforme-se em um zumbi de “verdade”

Ser um zumbi convincente, daqueles que assustam mesmo, exige atenção aos detalhes. Embora seja uma maquiagem mais rápida de fazer do que uma tradicional, segundo a maquiadora Adriele Contini, o morto-vivo precisa de machucados, ferimentos abertos, muito sangue, olheiras profundas e um olho bem destacado. Sem falar nos detalhes que vão além do rosto, como braços cortados, sangue escorrendo pelas mãos, pernas com ossos saltados, entre outros pontos assustadores.
“Às vezes a pessoa chega a gastar mais montando o personagem zumbi, com os acessórios e fantasias do que na maquiagem em si”, explica a maquiadora. Muitos dos itens necessários podem estar em casa, como uma sombra escura, um lápis para olho roxo e um batom vermelho gloss, que ajudarão a compor os ferimentos. Misturados a um pedaço pequeno de algodão ou lenço de papel, cola para cílios e sangue artificial, forma-se um machucado assustador.
Veja mais sugestões para ser um zumbi assustador:
– Pálido feito um fantasma. O primeiro cuidado com a pele, antes de se tornar um zumbi, é deixa-la branca, como um fantasma. Assim, os ferimentos terão mais destaque, assim como os olhos. Para isso, use pancake branca, líquida ou em pasta, e aplique sobre todo o rosto, braços, pescoço e peito.
– Feridas. Se quiser fazer em casa, use um pedaço pequeno de algodão ou lenço de papel misturados a cola para cílios ou até mesmo a pancake branca para formar um elevado na pele. Com a ajuda de um pincel, forme o machucado, deixando-o uniforme e irregular. Depois, com sombras escuras e batom gloss vermelho, escureça o machucado, escuro por fora e mais vermelho por dentro. Complete com sangue artificial. Deixe escorrer à vontade.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
– Machucados industriais. Quem preferir, há machucados industrializados que podem ser comprados em lojas de fantasias. Por estarem prontos, podem ser mais assustadores. Devem ser colados com cola para cílios e escondidos com maquiagem sobre o rosto. O sangue artificial, em versão comestível, também é encontrado em lojas para festas e fantasias.
– Olheiras e boca. Um bom zumbi tem um olho bem destacado, fundo e olheiras bem grandes. Não economize em sombra escura e lápis preto na hora de pintar os olhos. A boca pode ser tanto branca, quanto escurecida. Borre um batom para dar um ar de morto-vivo.

Onde encontrar maquiagens e acessórios para ser zumbi ou folião:

Bigfestas. Rua Padre Anchieta, 2636. Bigorrilho. (41) 3335-4444; Farmácia Panvel. Rua Marechal Deodoro, 261. Centro. (41) 3324-9675. Lojas Diva. Rua XV de Novembro,  506. Centro. (41) 3079-6631. Nudelmania.  Rua Dr. Alexandre Gutierrez, 536. Água Verde. (41) 3018-1877; Megafestas. Avenida Vereador Toaldo Túlio, 3781. São Braz. (41) 3372-9994.  Sete Festas. Avenida Sete de Setembro, 2056. Cristo Rei.  (41) 3019-8040.
Serviço da produção:
Maquiagem: Adriele Contini, maquiadora do salão Expert. Avenida Paraná, 150. Cabral. Modelo: Helena Salvador. Fantasias: Exclusiva Fantasias. Rua Maximiliano Boscardin, 453. Fazendinha. (41) 3206-0277.