Moda e beleza

Marina Mori

Bepantol, Hipoglós ou chá verde: o que faz a sobrancelha crescer?

Marina Mori
02/04/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Sim, existem produtos que fazem a sobrancelha crescer sem precisar de micropigmentação. Porém, quase nenhum deles faz parte da lista de “receitas caseiras” encontradas na internet. No topo das indicações de blogueiras e youtubers, estão os clássicos Bepantol e Hipoglós, seguidos de outras misturas à base de chá.
Mas para decepção de muita gente, segundo a dermatologista da SBD-PR, Camila Scharf, nenhum dos produtos acima têm efeito comprovado cientificamente. “Eles funcionam como hidratantes. É claro que manter os fios bem hidratados ajuda a fortalecer, mas não faz com que cresçam pelos”, explica.
Fios hidratados Foto: Joe Robles / Unsplash
Fios hidratados Foto: Joe Robles / Unsplash
O que realmente funciona?
A médica cita dois medicamentos que foram descobertos por acaso e que têm estudos científicos que comprovam o crescimento das sobrancelhas. O primeiro é o Minoxidil, usado para combater a hipertensão. Quando foi lançado, os pacientes notaram um crescimento exacerbado nos pelos do corpo. Para usá-lo nas sobrancelhas, é preciso aplicar pontualmente nas falhas com o auxílio de um cotonete.
O mesmo vale para o Latisse, que tem como composto ativo a Bimatoprosta. “Ele foi criado para tratar de problemas oculares, mas os pacientes começaram a notar que os cílios estavam crescendo bastante”, conta a dermatologista.
Perigos
Os dois medicamentos devem ser usados com muita cautela, alerta Scharf. Apesar de terem efeito comprovado no crescimento de pelos, podem provocar sintomas reversos, como dermatite de contato e até a pigmentação dos olhos. “Quem tem olhos claros deve tomar ainda mais cuidado”, diz a dermatologista.
Por conta disso, é preciso fazer o tratamento com o acompanhamento de um médico. “A partir de cada caso é possível ver o quanto é necessário e até mesmo manipular o remédio na dose ideal”, afirma.
LEIA TAMBÉM