• Carregando...
Consultora de estilo propõe desafios semanais de looks para aproveitar o guarda-roupa
| Foto:

Não dá para não notá-la. Hingrid Meinelecki é linda, simpática e dona de looks muito copiados. No mundo online, então, tem dado o que falar. É que a consultora de estilo tem convidado os seus quase 20 mil seguidores no Instagram (@guid) para desafios mensais de moda, nos quais ela dá as dicas e eles montam as produções com o que têm no armário, por uma semana. E o objetivo é nobre: encorajar mulheres (e homens) a vestirem o que quiserem.

O ponta pé inicial começou há quatro anos. Guid, como é carinhosamente conhecida, hoje é consultora de estilo, mas nem sempre foi assim. Formada em Publicidade, trabalhava com marketing digital e estava infeliz com seu guarda-roupa.

“Eu sentia que tinha muita coisa, mas acabava sempre usando as mesmas peças. Foi quando resolvi propor o primeiro desafio de estilo e chamei duas amigas da agência para participarem comigo”, contou.

Como tudo começou

Consultora de estilo propõe desafios semanais de looks para aproveitar o guarda-roupa

Não Repete foi nome que ela deu a experiência. E a ideia era passar 30 dias sem repetir suas próprias roupas. Para controlar o que já tinha usado e o que ainda faltava, ela fotografava os looks e postava no Tumblr. E foi assim que surgiu o blog, com o mesmo nome, e que ela toca até hoje.

“Depois do mês de desafios, eu fiquei viciada. Fiz semana só da saia, só da calça, e por aí foi. Me inspirei muito, redescobri meu estilo, aprendi a lidar com meu guarda-roupa. O fato de fazer com amigas também foi uma experiência super interessante de troca, uma incentivava a outra, elogiava, empoderava”, explicou.

De lá para cá, Guid formou-se em consultoria de estilo pelo SENAC e é pós-graduada em produção de moda pela Universidade Positivo. Largou a Publicidade e decidiu usar o que já sabia em seus próprios canais de comunicação. “Me apaixonei pela moda e suas possibilidades e quero passar essa mensagem para mais e mais pessoas. Falo de moda sem um padrão ou regras, mas trazendo conforto a quem veste. Foi assim que me senti quando fiz o primeiro desafios, confortável em minhas coisas ”, disse.

Desafios

A ideia da consultora de estilo é fazer um desafio por mês. Até agora, três já foram lançados. A hashtag #desafiosdaguid já soma 140 publicações no Insta. E muita gente também posta os looks no stories – que expiram em 24 horas. Segundo Guid, a estimativa é que cerca de 300 pessoas já participaram dos desafios.

O primeiro deles, lançado há três meses, fazia com que os seguidores – e a própria Guid, já que ela também faz os desafios – repensassem os seus estilos. “O propósito era sair da zona de conforto na moda”, explicou Guid. Funcionou assim: era preciso usar as peças do próprio guarda-roupa e os dias da semana tinham temas.

A segunda-feira estava reservada para um look todo preto. Já a terça para um mix de estampas; na quarta uma produção de “mulher de negócios”; na quinta uma combinação de amarelo e lilás e na sexta peças que traziam uma produção monocromática com tênis.

O primeiro desafio para os seguidores e todos os looks que Guid usou.
O primeiro desafio para os seguidores e todos os looks que Guid usou.

Para o segundo desafio, o exercício era Conheça o Seu Armário. “Uma forma de analisar como as peças foram parar no armário de cada um e olhar com carinho o significado delas”, falou a consultora.

O primeiro look era combinar uma peça que Guid chamou de girlboss – aquela peça que quando você usa, se sente incrível. Na terça, era preciso usar uma peça que estava esquecida há algum tempo no armário. Na quarta, uma roupa que tenha sido herança ou presente. Na quinta, um acessório de destaque e, finalmente, na sexta, a peça favorita de todo o guarda-roupa.

Adesão masculina

A experiência rendeu boas surpresas. Inclusive, a aderência masculina nos desafios. Igor Francisco, 28 anos, fotografou todos os seus looks durante uma semana, postou em seu Instagram (@igorfrancisco_), e foi o primeiro homem que topou participar. “Eu nunca tinha organizado semanalmente o que eu poderia vestir. Então, na semana do desafio, eu economizei muito tempo, visto que consegui deixar tudo organizado de acordo com as sugestões diárias que a Guid propôs”, disse.

O look do Igor, inspirado na hashtag #desafiosdaGuid, tem peças garimpadas em brechós e de acervo de amigos.
O look do Igor, inspirado na hashtag #desafiosdaGuid, tem peças garimpadas em brechós e de acervo de amigos.

Outra coisa destacada por ele foi a possibilidade de explorar o guarda-roupa e resgatar peças que estavam perdidas por lá. “Normalmente a gente até esquece quais roupas temos! E isso é um absurdo, visto que se a gente tem a roupa, não é para ela ficar guardada, certo?”, indagou Igor.

1 semana, só roupas pretas

O terceiro dos desafios aconteceu na última semana. O tema: usar preto. Mas sempre com um toque especialall black, com jeans, com acessório, com cor e, para o último dia, nada de preto. “Parece um desafio que fala sobre o preto, mas na verdade nos faz pensar sobre a cor e como inseri-la nas produções”, disse Guid.

Angélica Santos de Morais, de 20 anos, é uma das seguidoras que está compartilhando seus looks com a hashtag #desafiosdaguid e está adorando a experiência. Apesar de seguir um estilo mais minimalista, tem topado ousar. “Faz um ano que conheço o trabalho da Guid e me inspira bastante. Somos em quatro mulheres em casa, dividimos o guarda-roupa. Eu tenho ajudado as minhas irmãs a escolherem as peças delas, minha mãe também. Sempre respeitando o estilo de cada uma”, contou.

Preto + jeans 🖤 #desafiosdaguid #liketkit #vscocam #vsco

Uma publicação compartilhada por Angelica Morais (@theangelicamorais) em

Desafio mãe e filha

Micheli Soster Dalla Costa também aderiu e em dose dupla. Ela monta as suas próprias produções e também as da Cecília, de onze meses. Para ela, o desafio tem um significado especial, já que há algum tempo não dedicava a si própria tanto cuidado, com a correria da maternidade. E a mudança chamou a atenção de todos ao seu redor.

Consultora de estilo propõe desafios semanais de looks para aproveitar o guarda-roupa

“No primeiro dia do desafio, já com meu look monocromático, fiquei com medo de não abrirem o portão da escola quando fui deixar a Ceci. À primeira vista me olharam com cara de: ‘Quem é essa impostora com a Cecília nos braços?’. Depois, me reconheceram, e fui muito elogiada. Queria ter respondido que na verdade não tinha acontecido nada. Mas não teria sido honesto. É incrível quanta coisa pode acontecer quando você troca o moletom“, destacou Michele.

Os dias que seguiram foram ainda mais confortáveis para ela.”Eu estava com saudade de quem eu era, da minha identidade visual.  Não precisei ou senti vontade de comprar nenhuma peça nova – nem pra ela, nem pra mim. Mas, como um brinquedo velho, que fica novo porque a criança não brinca faz tempo, eu redescobri muito de mim mexendo (e lavando, lavando, lavando) aquelas roupas”, finalizou.

Segundo dia do desafio: Micheli e Cecília vestem preto + jeans.
Segundo dia do desafio: Micheli e Cecília vestem preto + jeans.

É preciso postar 

Outro ponto apontado por Guid, que faz o desafio ficar ainda mais interessante, é a necessidade de postar a imagem com o look. “Elas se enxergam, se reconhecem, se descobrem. Mudam a percepção sobre si mesmas. Outras pessoas curtem, comentam, se inspiram. É muito bonito de ver”, finaliza.

Além do blog e do Instagram, a consultora de estilo compartilha suas ideias e experiências sobre moda em um canal no youtube (naorepete).

LEIA MAIS:

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]