Moda e beleza

Bruna Covacci

Controversa, máscara de carvão anti-cravos não é milagrosa

Bruna Covacci
28/11/2016 09:00
Thumbnail
As máscaras compostas de carvão ativado aplicadas no rosto para remover cravos dominaram a internet. Embora não sejam novidade, já que no Japão os cosméticos que contém o mineral na composição sejam vendidos há pelo menos cinco anos, existem possibilidades de comprar a máscara pronta ou de fazer em casa.
A redação do Viver Bem testou uma receita caseira para falar sobre a eficiência. A mistura leva 2 colheres de sopa de leite integral, 1 pacote de gelatina sem sabor, 2 comprimidos de carvão ativado (à venda em farmácias), 2 colheres de cola branca atóxica. É preciso triturar os comprimidos, juntar os ingredientes, leva-los ao micro-ondas por 15 segundo para atingir uma consistência pastosa e poder ser aplicado no rosto com ajuda de um pincel. O bom de a máscara estar morninha é que ajuda a abrir os poros. Depois de meia hora o produto vai endurecer no rosto: é hora de tirar.
Assista:
Parte dos cravos realmente sai com o procedimento, mas não são todos. Uma coisa bacana é o efeito lifting, provavelmente proporcionado pela gelatina, que se sente na hora. Durante os dias após o uso da máscara o rosto ainda continua lisinho.
Leia também:
Opinião de especialista
Apesar da aplicação testada pela redação ter sido eficiente, a dermatologista Annia Cordeiro, da Clínica da Pele, aponta para o perigo de se testar receitas caseiras como essa. “A cola não é feita para se usar na pele. Se mesmo usando um cosmético específico, credenciado pela Anvisa, você corre o risco de desenvolver uma dermatite, não vejo porque arriscar em produtos que não são para o uso na pele”, diz. Annia explica que a escolha do carvão está ligada a propriedades adstringentes que ainda podem fazer bem às peles oleosas, mas, em caso de máscaras caseiras aponta o mel, iogurte e clara de ovo como melhores escolhas.
“A acne é uma doença e precisa de tratamento médico, não adianta ficar testando fórmulas domiciliares. Às vezes ainda é preciso usar remédios”, explica. Para ela, ainda existem práticas possíveis de se fazerem em casa, como o uso de cremes indicados por dermatologistas e a higienização correta. A própria limpeza de pele sozinha não resolve todos os problemas, já que você fica com cravos dias depois. “No consultório usamos ácidos como o salicílico e o retinoico; num tratamento que dura em média três ou quatro meses”.