Moda e beleza

Katia Michelle

De Justin Bieber a Sean Connery. O que torna um visual masculino clássico?

Katia Michelle
17/11/2016 09:00
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"Um corte de cabelo do Justin Bieber fica famoso por no máximo um ano, mas um corte como o do Sean Connery em 007 é usado até hoje. Isso o torna um clássico", diz Leem. Foto: Valteci Santos/divulgação

A dupla de barbeiros holandeses Bertus & Leen, do salão Schorem, em Rotterdam, veio ao Brasil para uma tour por cinco cidades.  Em Curitiba, Lion Bergmann, mundialmente conhecido como Leen e Jan Robert Rietveld (o Bertus) participaram da inauguração da Navalha, Beer & Co., um mix de barbearia e bar, com inspiração na Schorem – um local para os homens “darem um tempo”, e não só cumprir a “obrigação” de cortar o cabelo, como eles mesmo definem.
O Viver Bem conversou com a dupla, sobre a profissão e, claro, sobre o retorno aos clássicos cortes que eles costumam realizar ao redor do mundo. Confira a entrevista:
Como vocês escolheram a profissão?
Bertus: Comecei nos tempos de escola, cortando os cabelos dos amigos, ainda garoto. Conheci o Leen há mais de 20 anos, quando já éramos profissionais. Ele começou um pouco depois.  Na época, cortar o cabelo ou fazer a barba era apenas uma obrigação, um dever.
Pensamos que não precisava ser assim… criamos então a ideia de uma barbearia como um lugar onde os homens podem ir dar um tempo… tomar uma cerveja, relaxar, e não só cumprir uma obrigação (de cortar o cabelo).
Em 2011 esta ideia virou nossa barbearia, em Rotterdam (Holanda). E, em 2013, lançamos nossa marcar de produtos para barbearias, com loções para o cabelo e barba, a Reuzel, que agora chega ao Brasil.
Hoje, pessoas de todo o mundo aparecem em nossa barbearia para cortar o cabelo.
Acertando cortes desde os tempos de menino. Foto: Valterci Santos/divulgação.
Acertando cortes desde os tempos de menino. Foto: Valterci Santos/divulgação.
Por que decidiram pelo mercado brasileiro?
Bertus – Decidimos vir ao Brasil para divulgar nossa marca de produtos para barbearias, uma vez que por aqui este movimento de resgate das barbearias estão crescendo muito. Gostamos muito do país.
Acham que os homens brasileiros se preocupam bastante com a barba e cabelo?
Leen – No Brasil todos têm um cabelo bom, que pode sustentar variados cortes. Por isso é um local muito bom para trabalhar. Temos visto que as barbas também estão em alta por aqui (risos)
Bertus – Visitamos diferentes cidades, incluindo o lançamento da Navalha, Beer & Co. em Curitiba. Os espaços de barbearia no Brasil são bonitos, criativos e amplos. A Schorem é metade deste espaço aqui na Navalha, por exemplo (risos). Ficamos muitos felizes com o que vimos e queremos voltar!
Quais os cortes de cabelo e tipos de barbas que estão fazendo mais sucesso no mundo?
Bertus – Nós não trabalhamos com tendências ou novidades. Nosso foco são cortes mais clássicos da barbearia mundial, como o Pompadour e o Flattop.
Leen complementa: “Um corte de cabelo do Justin Bieber fica famoso por no máximo um ano, mas um corte como o do Sean Connery em 007 é usado até hoje, mais de 50 anos depois, isso o torna um clássico”.
A barba e o corte de cabelo podem mudar o rosto de um homem. Vocês fazem essa consultoria e indicam o que é melhor para o cliente?
Bertus – O cliente escolhe um corte e decidimos como fazer para cada cabelo, como adaptar para aquela pessoa, para que ele possa sair da barbearia e manter o corte e o penteado por muito tempo.
De forma geral, no mundo, falta um pouco de assessoria do barbeiro na hora de auxiliar o cliente a manter o penteado. Muitas vezes, o cliente sai com o cabelo bem feito da barbearia e no dia seguinte não consegue mais ajeitar. É preciso que o barbeiro também auxilie o cliente a manter o visual. Acreditamos nisso!
Por que misturar estética e beleza com happy hour?
Bertus – A ideia é criar um espaço onde os homens possam vir e dar um tempo para si mesmos, relaxar, aproveitar um tempo com o qual se presentearam.
O que os novos barbeiros têm a aprender com essa tradicional profissão?
Bertus – Entender o que o cliente quer e traduzir isto num corte que fique bom para aquela pessoal. E também passar informações sobre como ajeitar o corte em casa, depois. Ele deve durar!
Serviço: Navalha, Beer & Co. – Martin Afonso, 1059;  ( 41) 3040-7007. Abre de segunda-feira à sábado, das 9h às 21h.
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