Moda e beleza

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo

Depois de trabalhar na marca inglesa Clarks, curitibana cria a própria grife de sapatos

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
04/04/2016 22:00
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Os clássicos como Oxford são a aposta da marca curitibana. Foto: divulgação.

A inspiração é nos clássicos. Não por acaso. Depois de deixar a arquitetura por uma “questão intuitiva”, a curitibana Sheila Hiromoto decidiu fazer um curso de designer de calçados na Inglaterra. Ao encerrar a formação, recebeu convite para trabalhar na grife inglesa Clarks, fundada em 1825, onde ficou por mais de uma década. Tempo suficiente para avaliar o mercado internacional e perceber que no Brasil tinha espaço para marcas com identidade própria.
Sheila Hiromoto, da Apuê: peregrinação pelos clássicos antes de  lançar marca própria
Sheila Hiromoto, da Apuê: peregrinação pelos clássicos antes de lançar marca própria
Foi assim que há três anos ela decidiu voltar para Curitiba e fundar a Apuê, grife de calçados que aposta em modelos clássicos, como o Oxford, e também em um item que não pode faltar quando assunto é vestir os pés: conforto. “Acho que essa questão da identidade é o que mais difere e falta no Brasil em relação à produção internacional”, conta a arquiteta. Sobre o fato de mudar de profissão, ela não considera exatamente uma mudança radical. “Tem muito da arquitetura no que faço, o equilíbrio das formas, por exemplo”, conta.
Influência da arquitetura aparece no equilíbrio das formas, nos calçados da Apuê. Foto: divulgação.
Influência da arquitetura aparece no equilíbrio das formas, nos calçados da Apuê. Foto: divulgação.
Sheila se formou na UFPR em 1998. Foi quando decidiu deixar o país para estudar Inglês, primeiramente em San Diego, no Estados Unidos. Um ano depois escolheu o curso de designer de calçados, na cidade inglesa de Leicester. O curso técnico ensinou muito sobre produção e planejamento da indústria de calçados e assim que finalizou a formação foi convidada para trabalhar na Clarks, onde ficou por 12 anos.
Focada no setor de pesquisa e design de produtos, Sheila reuniu experiência suficiente para criar a Apuê. A marca não baseia as coleções nas temporadas de moda e em estações definidas, mas sim em calçados mais tradicionais e confortáveis. A coleção base traz justamente calçados femininos em couro, como o Oxford bicolor, e botas com detalhes “broguing”, termo em inglês que define os círculos vazados e que aparece nas bordas das botas da marca.
Detalhes como "broguing", círculo vazado no couro, são apostas da marca. Foto: divulgação.
Detalhes como "broguing", círculo vazado no couro, são apostas da marca. Foto: divulgação.
O Libi, recém-lançado, é um híbrido do sapato D´Orsay, aberto nas laterais, com o clássico Slipper. As tiras, a meia-pata e o salto de crepe natural complementam os detalhes,  valorizados pela Apuê. Os calçados são fabricados no Rio Grande do Sul, com acompanhamento quase integral da designer da marca. Sheila já faz planos de expandir as vendas, que por enquanto acontecem apenas dois pontos: um em Curitiba e outro e São Paulo.
Feitos em couro, os sapatos da marca valorizam os detalhes. Foto: divulgação.
Feitos em couro, os sapatos da marca valorizam os detalhes. Foto: divulgação.
Em Curitiba, a venda exclusiva é na Arad Tailored Jeans e em São Paulo na loja da estilista Heloísa Faria. A parceria com estilistas vai ao encontro da proposta de exclusividade da marca. “ Em breve vamos estar também no site Oqvestir”, conta a curitibana. O site reúne mais de 200 marcas de roupas, sapatos e acessórios. “A parceria vai dar mais visibilidade para marca”, aposta a proprietária, citando, involuntariamente, que o desejo é o mesmo do slogan da Apuê: “Para ir longe”.
Serviço: Os calçados da Apuê podem ser encontrados na Arad Tailored Jeans – Rua Vicente Machado, 664, em Curitiba e na loja da estilista  Heloísa Faria, Rua Harmonia, 342, Vila Madalena, em São Paulo.