i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Moda e beleza

Congelar a meia-calça e outras dicas que funcionam (ou não) para manter o acessório

Conversamos com quem entende do assunto e selecionamos dicas preciosas para preservar a peça

  • PorMarina Mori
  • 18/06/2018 14:00
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Há quem diga que manter um par de meia-calça fio 15 intacto por mais de uma usada é lenda. Não é. Quando conservada do jeito certo, a peça de nylon elástica que é quase um uniforme de inverno pode render vários usos. O segredo é respeitar algumas regras e colocar em prática um conselho de avó: congelar a meia-calça antes do primeiro uso.

“Eu coloco no freezer um dia antes de usar. Ela fica mais resistente”, revela a comerciante Jaice Ribeiro, que trabalha há mais de 20 anos com meias-calças. Segundo ela, o método é certeiro. “Não sei se é ciência, mas funciona”.

>> Como usar meia-calça colorida no dia a dia: inspire-se com looks

Na verdade, a ciência explica, sim, o trunfo do congelador. Ao molhar a peça e guardá-la em um saco plástico dentro do eletrodoméstico, os fios de poliamida absorvem água e ficam menos tensionados. Isso faz com que a meia-calça fique, de fato, mais resistente. Porém, o truque deve ser feito antes do primeiro uso. Depois, basta descongelar a peça deixar que ela seque à sombra.

Meia-calça duradoura deve ser tratada “com carinho”

É o que diz a comerciante Clarice Czilusmiaki, que já tem intimidade com o tema. Para ela, que trabalha há 35 anos vendendo meias-calças, o que define ou não a durabilidade do produto é o capricho de quem o usa. “Tem que dobrar com carinho e guardar dentro de uma sacolinha ou na caixa, separado de outros tecidos”, explica.

Outra dica, segundo Clarice, é optar por um número a mais na hora de comprar as meias mais finas. “A não ser que a pessoa seja bem magra, claro. Quando ela fica muito justa no corpo pode rasgar mais fácil”.

Ao vestir e de retirar a peça, atenção às unhas. Qualquer pontinha pode puxar um fio e causar um estrago, então o cuidado deve ser redobrado caso as suas unhas estejam compridas. O carinho também é imprescindível nesta hora: esqueça a pressa e vista a meia aos poucos. Ajuste-a nas pontas dos pés e puxe delicadamente até que ela se molde à altura da coxa; depois, repita o processo com a outra perna.

via GIPHY

Jaice lembra de outro detalhe importante: lavar a meia-calça à parte. “Tem que ser totalmente separada de outras fibras e lavada à mão”, diz a vendedora. Basta esfregar delicadamente a peça com sabão neutro e uma gotinha de amaciante; em seguida, apertar para tirar o excesso de água e deixar secar à sombra.

O truque do esmalte funciona?

Sim, se o furo for percebido logo que a “tragédia” acontecer. Como a tendência é que ele cresça ao longo de toda a peça, a base incolor deve ser aplicada ao redor do furo para impedir que os fios se desfiem.

Como se livrar das bolinhas

O truque da lâmina de barbear pode funcionar nos modelos mais grossos, como as meias-calças fio 40 em diante. Neste caso, basta vestir a peça e passar a lâmina com muito cuidado ao longo das pernas, retirando as bolinhas mais persistentes.

Porém, nas delicadas o trabalho é mais demorado. Com ela no corpo, vale tentar colar uma fita crepe para que as bolinhas se desgrudem um pouco do tecido. Em seguida, puxe cada uma delicadamente com as mãos. A tarefa talvez nem valha tanto o esforço – por isso a importância de guardá-la longe de outros tecidos.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.