Moda e beleza

Marina Mori

“Não use leave-in, sérum ou ativador”, diz especialista sobre cabelos cacheados

Marina Mori
01/06/2018 17:00
Thumbnail

Foto: Jonas S-Vidras / Pixabay

Quando Robson Trindade ouve uma conversa espontânea e paralela sobre cabelo cacheado, ele mal segura o ímpeto de entrar na roda. Seus mais de 30 anos de experiência em beleza feminina falam mais alto. O suficiente até para causar polêmica com algumas opiniões – cada uma delas comprovada cientificamente pelo visagista e professor universitário.
A mais recente é capaz de dar um nó nos cachos de muitos brasileiros (mais especificamente, 89% da população. Esta é a quantidade de pessoas com cabelo cacheado, ondulado, crespo ou fora de controle, segundo Trindade): passar óleo de coco nos fios não adianta nada, segundo o especialista em desprogressivação.
“Quando eu falo isso, as pessoas ficam loucas. Mas o tamanho da molécula dele comparado ao espaço entre a fibra capilar e a camada de cutícula do cabelo é desproporcional”, explica.
Ele compara o óleo de coco a um elefante tentando ficar lado a lado com milhares de formigas. Como o “encaixe” não funciona, os fios não são capazes de receber a hidratação necessária. Mas há controvérsias.
Segundo Eliziane Pozzagnolo, farmacêutica especializada em cosmética natural e technical adviser na escola britânica de cosmetologia natural Formula Botanica, os óleos naturais são utilizados para cuidados com os fios há centenas de anos e têm, sim, resultados positivos.

“Como são gorduras saturadas, são melhor absorvidos pelos cabelos e dão uma sensação de maior força, pois formam um filme protetor nos fios e evitam a quebra”, explica a farmacêutica.

Você costuma usar óleo de coco para hidratar os fios? Foto: Monicore / Unsplash
Você costuma usar óleo de coco para hidratar os fios? Foto: Monicore / Unsplash

O ritual do cabelo cacheado, por Robson Trindade

1 – Não use leave-in, sérum ou ativador de cachos. “Muito menos encha seu cabelo de creme. Quanto mais produto você coloca, pior é o resultado”, explica.
Em vez disso, o especialista sugere uma transformação na prateleira do banheiro. “Compre apenas shampoos e condicionares sem sulfatos ou parabenos e, de preferência, orgânicos”. O shampoo ideal, segundo ele, é aquele que limpa bem o couro cabeludo sem produzir espuma.
2 – Na hora de lavar, misture o shampoo e o condicionador com água. A proporção 1×1 é a ideal para os fios, pois evita o acúmulo de produto e facilita a absorção. Para o condicionador, a mistura aquosa é imprescindível.
3 – Não use pente, escova, toalha ou camiseta. Muito menos fronha de cetim. Apesar de esta última ser conhecida como um truque das cacheadas, Trindade diz que ela não é eficaz para conter o frizz.
4 – Ao secar, use papel toalha para retirar o excesso de água. Segundo o especialista, o papel ajuda a evitar o frizz. “Pressione de baixo para cima, sem amassar os cachos”, recomenda.
5 – Use hashis para separar os cachos. Assim como os palitinhos japoneses são usados para não destruir os alimentos, eles podem ser os aliados perfeitos do cabelo cacheado.
LEIA TAMBÉM