Moda e beleza

Marina Mori

Cortar na lua crescente, ovos, alecrim: o que realmente faz os cabelos crescerem?

Marina Mori
22/08/2017 08:00
Thumbnail

Spoiler: nada é capaz de fazer o cabelo crescer mais de cinco centímetros por mês. Foto: Bigstock

Quer descobrir segredos para que os cabelos cresçam mais rápido? Se você confiar no Google, terá acesso a centenas de “dicas infalíveis”, como besuntar os fios com azeite de oliva, ovos, água de arroz. Blogueiras e youtubers garantem resultados milagrosos, de dois centímetros a mais de cabelo por noite a impressionantes 10 centímetros por mês. O Viver Bem conversou com especialistas no assunto para ver até que ponto esses “milagres” são verdadeiros. Confira, a seguir, o veredito.

O que diz o tricologista

Existem diversos tratamentos que ajudam no crescimento dos fios, mas eles nem sempre vão funcionar. Isso porque o comprimento máximo dos cabelos de cada pessoa é determinado geneticamente, ou seja: enquanto você tem madeixas que crescem “como capim” e são capazes de chegar à cintura sem muito esforço, sua amiga pode passar anos sem cortar os fios e eles não passarão da altura dos ombros. Culpa do DNA – ou graças a ele.
Josué Maftum, tricologista da Leone – clínica de prevenção e medicina do cabelo, explica que o fator mais importante para manter os fios longos é o quanto sua fase de crescimento vai durar. “Esse período pode levar de três a sete anos, mas varia de pessoa para pessoa”, afirma. Mas uma regra é unânime: não existe nenhum segredo capaz de fazer o cabelo crescer mais de cinco centímetros ao mês. Em média, o crescimento normal varia de um a um centímetro e meio ao longo de 30 dias.
Segundo o especialista, algumas drogas, como o minoxidil, ajudam a prolongar essa fase, mas não fazem com que o cabelo cresça de fato mais rápido.
De olho no todo
Manter uma alimentação saudável (rica em proteínas, verduras, folhas verdes, frutas e sementes) e cuidar dos fios – evitar o secador e produtos químicos – também são fatores essenciais para que os as madeixas cresçam firmes e fortes. Mas quando todos os bons hábitos são seguidos e nada parece funcionar, é preciso investigar outras causas.
“Às vezes o paciente acha que o cabelo não está crescendo, porém nem imagina que os fios na verdade estão quebrando por excesso de química, ou mesmo por causa de uma anemia”, afirma o tricologista.

O que diz o cabeleireiro

Leonardo Guedes, cabeleireiro e diretor técnico da Casa W, não confia em nenhuma das receitas caseiras que prometem resultados milagrosos. “Nunca vi nada natural que faça os cabelos crescerem muito. Sou muito mais a favor de usar produtos criados para este fim”, explica.
Para ele, o segredo está na limpeza correta dos cabelos que, neste caso, inclui shampoos diferentes para o couro cabeludo e para as madeixas. “O ideal é usar um shampoo de pH neutro para a raiz e um hidratante para os fios”, recomenda Leo.
O motivo? A diferença no grau de adstringência dos produtos. Segundo o cabeleireiro, enquanto um é mais adequado para hidratar as pontas, existem outros mais indicados para o couro cabeludo.
Na hora da lavagem, ele recomenda diluir o shampoo e o condicionador em um pouco de água, para que a limpeza se torne mais suave.

O que diz a farmacêutica

Segundo a farmacêutica e especialista em cosmética natural, Eliziane Pozzagnolo, receitas caseiras podem trazer resultados desde que tenham eficácia comprovada cientificamente ou pela experiência popular – aliás, o uso de plantas em tratamentos capilares é tradicional de várias culturas ao redor do mundo, em especial as orientais.
É preciso lembrar, porém, que nem tudo o que é natural é inofensivo. “Existe o risco de queimaduras e alergias dependendo do produto e da forma de aplicação”, alerta Pozzagnolo.
Entre as plantas e extratos com efeito científico avaliado e efeito positivo e com presença mais comuns no Brasil, a especialista cita o alecrim, o hibisco, a hortelã-pimenta, o jaborandi, o nirá e a eclipta alba. O uso em receitas caseiras pode ser feito de diferentes maneiras, em extratos aquosos ou oleosos, como exemplo na forma de infusão, usados para o enxágue dos cabelos, ou mesmo com o uso de óleos essenciais ou óleos macerados com a planta desejada, adicionados em cremes e óleos capilares.
Os tônicos de crescimento acelerado funcionam?
“Sim, mas dependem de uso contínuo.” Substâncias naturais, como a pilocarpina e a capsaicina, geralmente presentes em shampoos ou tônicos manipulados, apresentam boa atividade no crescimento capilar, segundo a farmacêutica.
A especialista sugere uma receita a partir de ingredientes naturais, cuja aplicação na pele e cabelos é segura. Segundo a farmacêutica, o método não foi testado cientificamente e não tem efetividade comprovada, mas faz parte de uso tradicional há centenas de anos em algumas culturas. Confira:
Ingredientes
1 a 2 gramas de folhas (alecrim, hortelã ou hibisco – as ervas podem ser utilizadas individualmente ou associadas entre si) e 75ml de água fervente;
Aplicação
Prepare a infusão e espere esfriar completamente. Em seguida, derrame a mistura sobre o couro cabeludo, massageando por alguns minutos. Enxágue.
Dica: A mistura precisa estar sempre fresca, portanto prepare-a o mais próximo da hora de uso.
LEIA TAMBÉM