Moda e beleza

Bruna Covacci

Duas paranaenses estão na final do Senai Brasil Fashion

Bruna Covacci
13/09/2016 09:00
Thumbnail

Criações da paranaense Amanda Castro, participante da última edição do concurso. Foto: reprodução.

O Paraná é destaque no Senai Brasil Fashion, prêmio que tem como objetivo incentivar a educação profissional e ações inovadoras na indústria da moda, além de dar visibilidade a novos talentos nessa área. Entre 12 finalistas da terceira edição do projeto, duas cursam moda no Senai Curitiba. São elas Caroline Novak, 22 anos, e Maria Fernanda Nunes, 21 anos.
A expectativa de Caroline é a de aprender o máximo em todas as etapas do concurso. Ela ainda poderá trabalhar diretamente com a estilista de moda praia Lenny Niemeyer, sua coach. Sobre a sua coleção, ela acredita que a moda se transforma de muitas maneiras. “Gosto muito de história da moda, de ver como ela contribui com o espírito do tempo e com o indivíduo. Vejo que as pessoas passam por várias transformações durante todas as etapas da vida e isso às representa de alguma maneira e a moda é uma forte aliada nestas transformações”, comenta.
Maria Fernanda acredita que sua participação dá a ela outra visão. “É um processo incrível de troca, e todo mundo sai com muito mais do que quando chegou”, diz. Para ela, a moda se transforma por meio das pessoas e por elas também. “O compartilhamento de ideias, processos e experiências gera inovação. E esse projeto é a prova disso”, finaliza.
Próximas etapas
Na próxima etapa do concurso, as meninas e os demais candidatos terão a oportunidade de aprimorar as coleções apresentadas no processo seletivo do programa que tinha como temática a “Transformação”. Para isso, tiveram uma vivência inspiracional em Inhotim (Minas Gerais), sob a coordenação do estilista Alexandre Herchcovitch e foco em pesquisa criativa na produção de moda. Nas próximas semanas, passarão por outros dois encontros com quatro estilistas de destaque nacional: Lenny Niemeyer, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, além de Herchcovitch. Na ocasião, eles receberão orientações sobre todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção, desde o conceito criativo até a confecção das roupas, passando pela concepção da trilha sonora do desfile, escolha do styling e definição da maquiagem e cabelo.
O processo de coaching com esses grandes nomes da moda resultará em um desfile profissional, realizado em Brasília, em novembro, para a apresentação de peças desenvolvidas pelos 12 alunos a partir da orientação dos seus coachers. Isabelli Fontana, Izabel Goulart, Ana Beatriz Barros, Carol Trentini, Laís Ribeiro, Luciana Curtis, Viviane Orth, Cínthia Dicker e Bruna Tenório são algumas das tops que desfilarão as coleções dos alunos para uma plateia composta por fashionistas, jornalistas, empresários e formadores de opinião do mundo da moda.