Moda e beleza

Eloá Cruz

Eles contam os segredos por trás do bigode estilo Salvador Dalí

Eloá Cruz
24/06/2016 13:09
Thumbnail

O fotógrafo Henrique Molina conta seus segredos para deixar o bigode no lugar durante todo o dia. Foto: arquivo pessoal.

O bigode do pintor catalão Salvador Dalí, artista surrealista, parece que está fazendo mais sucesso hoje que sua obra “A persistência da memória” — aquela do relógio derretido. Há quase 30 anos da morte de Dalí, vários rapazes resolveram resgatar o bigodinho irreverente.
LEIA TAMBÉM
O fotógrafo e produtor Henrique Molina, que adotou o formato inusitado em seu bigode, conta que para manter o formato curvilíneo, já experimentou várias pomadas e cremes caros, mas o que adiantou mesmo foi o sabão em barra.
“Não pode fazer espuma. Eu pego um pouco do sabão e passou direto no sentido do fio, só com um pouco de água”, explica. Ele ainda dá algumas dicas: “eu nunca compro sabões. Quando eu vou na casa de praia de alguém, vejo se a pessoa não tem na despensa um [sabão] antigão que não foi usado ainda, aí corto um pedaço. Quando mais velho, menos cheiro tem”, indica.
O artista plástico Giordano Bueno também se inspira em Dalí. E para manter os fios no lugar, Bueno também aposta no sabão de côco. “Já usei gel de cabelo, mas quando molha dissolve. A cera para bigode evapora e ele arma”, garante o artista.
Cuidados diários
Ter um bigode de estilo também requer alguns cuidados com a saúde dos fios. O hairstylist Filipe Marcel, do salão W Crystal, destaca que barba e bigode precisam ser higienizados diariamente. “A necessidade torna-se ainda maior para os bigodes, pois são pêlos que entram em contato direto com os alimentos”, diz.
A solução, segundo o especialista, é lavar o rosto várias vezes ao dia, principalmente após as refeições, e com um sabonete que seja neutro. “Dessa forma, estará menos propenso a ter irritações”. Para que a barba fique com aspecto mais sedoso, o hairstylist Filipe Marcel sugere o uso de condicionador. “O mesmo cuidado que temos com os pelos da cabeça, devemos ter com os pelos da barba”.
A recomendação, para o uso do condicionador, é de que ele não deve ser usado diariamente, pois pode deixar a pele oleosa.