Moda e beleza

E vamos colocar o pé na estrada…

Larissa Jedyn
27/09/2012 03:22
Para isso, a Viver Bem Moda & Beleza, da Gazeta do Povo, em parceria com o Centro Europeu, vai colocar literalmente o carro na estrada e rumar para alguns dos mais importantes polos da moda local. A Expedição da Moda Viver Bem começa na próxima semana a desbravar o interior do estado, parar de cidade em cidade atrás de cases de sucesso, de comunidades inteiras que trabalham com roupa, de faculdades e de indústrias que colocam o nome de pequenas localidades no circuito fashion. A primeira parada é o Noroeste do estado, com a tríplice aliança do estilo: Cianorte, Maringá e Londrina. De lá, depois de um rápido retorno à capital, uma segunda viagem, daí para o Sudoeste e cidades como Francisco Beltrão, Chopinzinho, Dois Vizinhos, entre outras.
“Muita gente não sabe o que se faz por aqui. O Paraná é conhecido por ser a facção de outros estados. O design vem pronto desses lugares e nós produzimos. Isso existe, mas há anos a situação vem mudando e o Paraná vem assumindo o papel de criador”, comenta Vânia Schwertner, uma das coordenadoras do curso de moda do Centro Europeu. “O que nós queremos com a expedição é abrir os caminhos do Paraná para o Brasil, fortalecer a imagem da moda feita aqui e passar de mero executor a criador”, completa Celinha Buschle, também coordenadora do Centro Europeu. A contrapartida da escola de profissões é detectar talentos e possíveis carências das regiões e desenvolver projetos e cursos práticos nos locais.
Você pode acompanhar a Expe­­dição pelo site do Viver Bem, com atua­lizações diárias sobre as visitas, os relatos da estrada e imagens exclusivas do trabalho. A análise completa da viagem estará aqui nas páginas da Viver Bem Moda & Beleza, nas edições de outubro e novembro.