Moda e beleza

Terra Roxa

Bruna Bill
07/11/2013 14:13
Reconhecida como a capital nacional da moda bebê, a cidade de 17 mil habitantes emprega ao menos um terço da mão-de-obra local nas 113 empresas de confecção. Em 2004, com a criação do Arranjo Produtivo Local da Moda Bebê Terra Roxa, as empresas associadas passaram a receber mais incentivos e os funcionários receberem treinamentos e capacitação para trabalhar na indústria.
Mas a relação da cidade com a moda para crianças de 0 a 3 anos, começou muito antes, com o empreendedorismo de Celma Rossato. Em 1985 grávida do primeiro filho, ela bordou as primeiras roupas do bebê na máquina que seu pai havia lhe dado como presente de casamento. “Foi o carinho que eu colocava nas peças e a qualidade dos produtos que logo chamou a atenção dos meus clientes e fez com que eu tivesse sucesso para então decidir levar a produção adiante”, conta Celma. Em 1992, ela criou a Paraíso Moda Bebê, que teve papel fundamental para alavancar a economia local em Terra Roxa, incentivando a abertura de outras empresas do setor.
Mais de 20 anos depois, a expansão da empresa se deu em ritmo acelerado e hoje é Daiane Rossato, filha de Celma, quem está à frente da criação das 200 peças de cada coleção que a Paraíso produz. “Nosso trabalho de desenvolvimento de produtos é bastante aprofundado com viagens e muita pesquisa. Desenvolvemos estampas e tecidos exclusivos para nossas peças, tudo com uma identidade muito própria”, conta.
Pelos barracões da fábrica, estampas de oncinha, poás e xadrez dividem espaço com pequenos desenhos para bordados, que são levados à outras fábricas da cidade. A empresa conta ainda com 12 facções terceirizadas e, após os acabamentos finais, as pequenas peças são embaladas em kits e saem em caixas e caminhões para mais de 4,5 mil clientes de todas as regiões do Brasil.