Moda e beleza

Bruna Covacci

Fenômeno da internet, Bianca Andrade do Boca Rosa conta história de superação

Bruna Covacci
20/07/2016 14:00
Thumbnail

Bianca Andrade. Foto: Divulgação.

Encarar os problemas com coragem e disposição e acreditar nos seus sonhos. Essa é a principal ideia da peça “Boca Rosa a Peça”, inspirada na vida da blogueira de beleza Bianca Andrade, 21 anos, com mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, em cartaz em Curitiba neste sábado.
Cena da peça. Foto: Divulgação.
Cena da peça. Foto: Divulgação.
Aos 18 anos, Bianca era uma jovem sonhadora, moradora do Parque da União, na Maré, favela do Rio de Janeiro. Passava por dificuldades financeiras, não tinha boa conexão com a internet nem um notebook de qualidade. Mas sonhava. Como fazia aulas de dança e gostava muito do grupo musical Pussycat Dolls. “Eu estava vendo um vídeo delas no Youtube, para aprender a coreografia, quando vi um conteúdo relacionado que ensinava a fazer a maquiagem de uma das integrantes. Quando cliquei me surpreendi: não era ela quem mostrava o passo a passo, era uma menina”, assim foi o seu primeiro contato com o universo dos blogs.
Cena final da peça. Foto: Divulgação.
Cena final da peça. Foto: Divulgação.
De cara pensou: eu também posso. Apaixonada por maquiagem começou a assistir tutoriais para aprender. Não tinha acesso a uma variedade de produtos e marcas caras ficavam longe do seu nécessaire. “Eu usava o make da minha mãe, comprava na farmácia… Fazia como podia. Aí meus amigos começaram a me pedir para gravar vídeos, porque tudo se encaixava mais na nossa realidade. Aos poucos a proporção foi ficando maior”, fala. Quando um de seus posts atingiu a marca de 1 milhão de visualizações ela percebeu que ela também podia fazer a diferença na vida de outras pessoas. “Assim como a menina que me ensinou a make estilo Pussycat Dolls eu tenho muita responsabilidade no conteúdo que passo para os outros. Posso ajudar muitas meninas a se sentirem mais bonitas e mais confiantes”, comenta.
No teatro
Bianca sempre sonhou em ser atriz. Quando comentou sobre sua vontade, surgiu um convite para a peça. “Fiquei sabendo em novembro, ensaiamos em janeiro e, em março, a peça estreou”, comenta. A ideia é que o roteiro retrate com realismo tudo o que Bianca enfrentou. “Todos os dias as minhas leitoras me mandam mensagem dizendo o quanto estavam cabisbaixas e algum post fez com que elas se sentissem melhor, eu queria mostrar a importância disso tudo”, comenta. Para ela, sua maior intenção é a de ajudar suas “goixtosas”, forma carinhosa com que chama as leitoras, a realizarem seus sonhos. “O meu trabalho vai além de uma questão física e estética. Ela afeta o emocional de cada um que me acompanha”, diz. O espetáculo tem a assinatura de dois nomes de peso do mundo teen: os escritores e diretores Afra Gomes e Leandro Goulart, conhecidos por sucessos juvenis como “Garotos” e “Meninos e Meninas”.
Livros
A blogueira chegou a recusar a proposta de escrever uma autobiografia. “Eu já estava muito engajada com a peça e o meu sonho sempre foi o de atuar. Não tenho motivos para investir em dois trabalhos diferentes se o intuito deles é o mesmo. Estou me doando integralmente ao espetáculo e para estar em contato com o público, que é o que eu sempre almejei”, relata. Segundo ela, se outra oportunidade de escrever um livro aparecer, ela não gostaria de falar sobre a sua vida. “Talvez algo sobre ficção”, diz.
Maquiagem
Todo mundo pode saber se maquiar. “A maior prova disso é que eu aprendi a maioria das coisas assistindo tutoriais na internet. Só tive a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes depois”, conta.  Para ela, a vantagem de acompanhar blogueiras é que você pode se identificar com a professora e se divertir ao lado dela. O kit básico montado por ela é composto por pó, blush, bb cream, corretivo, uma esponjinha, pincel fofinho para esfumar e um fininho para delinear. “E tem muito produto de qualidade nas farmácias. Não precisa ficar indo atrás de marca”, finaliza.
Serviço: Boca Rosa a Peça com Bianca Andrade. Teatro Fernanda Montenegro: Rua Coronel Dulcídio, 517, Shopping Novo Batel. Às 17 horas. Ingressos R$ 90,00 (inteira) e R$ 45 (meia) https://www.ingressorapido.com.br