Moda e beleza

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo

Flor rara da Amazônia inspira Natura a criar fragrância

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
20/05/2016 12:09
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Fragrância foi inspirada na flor homônima, que floresce apenas uma vez por ano, em uma noite de luar, no Rio Negro, na Amazônia. Foto: divulgação

A flor já inspirou um documentário de uma das botânicas mais consagradas do mundo, Margaret Mee, que se aventurou na Amazônia para conseguir um registro único da flor que floresce apenas por seis horas em um uma noite de luar. Não é possível saber qual, o que torna o registro singular. Tão ímpar quanto a pesquisa que a Natura fez durante três anos para criar a fragrância homônima.
"Flor da Lua" foi retratada pela botânica Margaret Mee numa expedição pela Amazônia, na década de 1980. A expedição rendeu até um documentário. Foto: reprodução.
"Flor da Lua" foi retratada pela botânica Margaret Mee numa expedição pela Amazônia, na década de 1980. A expedição rendeu até um documentário. Foto: reprodução.
O produto faz parte da “família” Natura Ekos e foi desenvolvido por Verônica Kato, perfumista oficial da marca, em parceria com o perfumista francês Clement Gavarry, da casa de fragrância nova-iorquina IFF.  Luciana Luvizetto, gerente de marketing da Natura conta que as notas da colônia não foram exatamente retiradas da flor, mas inspiradas na rara planta. “Traduzimos em ingredientes que lembram o conceito”, revela.
Flores brancas, gardênia e jasmim, com toque leve toque vanilla e notas verdes são algumas das composições do novo produto, que chega ao portfólio da Natura como o mais vendido na primeira loja física da rede, inaugurada em abril, em São Paulo. Três ingredientes inéditos foram incorporados à fragrância: priprioca, copaíba e pataqueira, que conferem brasilidade ao produto.
Frasco imita uma gota e tem fundo de vidro duplo. Foto: divulgação
Frasco imita uma gota e tem fundo de vidro duplo. Foto: divulgação
A colônia vai ganhar extensão na perfumaria em breve, com lançamentos focados no cross selling, prática de vendas conhecida por oferecer produtos complementares ao da “linha de frente”. A colônia “Flor do Luar” custa R$ 89,80, preço considerado competitivo pela gerente de marketing. Hoje, os campeões de venda na marca são perfumes na faixa de R$ 120 a R$ 200. “O mercado está mais exigente. As mulheres querem produtos com maior fixação e menor preço e o Flor do Luar atende esses requisitos”, garante Luciana.
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A equipe da Natura esteve em Curitiba na última quinta-feira (19)  para lançar o produto e mostrou um plano de mídia audacioso e que tem o objetivo de tornar espalhar a fragrância da nova colônia por todo Brasil. Isso porque, além de focar na venda direta, carro chefe da marca, a gerente de marketing já avisou que a Natura está com planos de expansão das lojas físicas. Curitiba está entre as capitais que devem abrigar a loja, ainda sem data confirmada para inauguração.