Moda e beleza

Bruna Covacci

Funcionalidade da roupa é destaque no Desafio Passarela Senai

Bruna Covacci
25/11/2016 00:40
Thumbnail

Look vencedor do desafio. Foto: Letícia Akemi. | Leticia Akemi

Durante o ID Fashion, evento de moda autoral paranaense realizado na quinta-feira (24), no Museu Oscar Niemeyer, aconteceu a 10ª edição do Desafio Passarela Senai. Com a temática “Do Movimento do ID Fashion para o Corpo que Dança na Passarela”, dez alunos do curso de moda do Senai foram desafiados a criar figurinos de dança para bailarinos do grupo Piramide. Os finalistas tiveram 48 horas para apresentar um look personalizado para um bailarino, pensando que a função de um criador de moda só acaba com o consumidor vestindo a roupa que ele criou. E as necessidades vão além da estética.
Foto: Letícia Akemi.
Foto: Letícia Akemi.
Para dançarinos de biótipos e gêneros diferentes, cada aluno precisou usar o material cedido pelo Senai (moletom) para criar uma peça funcional e que chamasse a atenção na hora de uma apresentação. A vencedora do desafio, Caroline Novak, 22 anos, está no último ano do curso de moda e acredita que as aulas de ergonomia foram essenciais para o sucesso da sua peça. “Eu pensei primeiro no que eu não deveria colocar numa peça, como aviamentos pesados. Porque não queria que nada atrapalhasse a performance da minha bailarina”, explica. No seu look, ela trabalhou recortes que fossem valorizados por meio dos movimentos de dança e usou o moletom do lado avesso e direito.
A vencedora Caroline Novak e sua bailarina. Foto: Letícia Akemi.
A vencedora Caroline Novak e sua bailarina. Foto: Letícia Akemi.
Apesar de não pensar em ter sua própria marca, por achar que ainda precisa ter mais experiência, Caroline afirmou que o Desafio Passarela Senai fez com que ela tivesse a certeza de que está no caminho certo como criadora. Como prêmio, a estudante levou para casa duas máquinas de costura industrial e um manequim de moulage, além de tecidos: um kit ateliê.
Integrar, dar visibilidade e colocar o designer de moda em contato com profissão são alguns dos objetivos do Desafio, explica o coordenador da área de moda do Senai, Edson Korner. O modelo foi inspirado no reality show norte-americano “Project Runway” e foi criado em 2006.