Moda e beleza

Redação

Garimpo Viver Bem: 5 cosméticos antimanchas que podem ser encontrados na farmácia

Redação
11/09/2018 07:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Quando se fala em combater manchas de sol, não faltam opções de cosméticos que prometem acabar com o problema. Mas será que eles funcionam mesmo?
Segundo a dermatologista do Hospital Santa Cruz, Flávia Basilio, a eficácia depende do produto e dos danos na pele (como a extensão das manchas, por exemplo). “Não é que eles sejam uma propaganda enganosa, mas em geral podem ter uma ação menor em relação aos produtos com prescrição”, explica a dermatologista.
Embora as manchas no rosto em geral sejam classificadas como melasmas, que têm somente implicância estética e não fazem mal à saúde, alguns casos podem ser manifestações de outras doenças, alerta a dermatologista. Por conta disso, é importante ter sempre acompanhamento médico antes de começar qualquer tratamento.
A seguir, veja algumas sugestões de cosméticos que auxiliam no combate às manchas. Apesar de não serem os heróis exclusivos para quem busca uma pele uniforme, eles podem agir como coadjuvantes:

Emulsão clareadora D-pigment légère

O dermocosmético da marca francesa Avène ajuda a uniformizar a pele e a restaurar seu viço. Sua fórmula contém um trio de ativos que, juntos, promovem o clareamento progressivo: melanyde, que reduz a síntese de melanina ao mesmo tempo em que preserva o metabolismo celular; retinaldeído, que  estimula a renovação celular e ajuda a remover melanina da superfície da pele; pro-tocoferil, precursor da vitamina E, que age como antioxidante e hidratante.
O clareador é hipoalergênico, não-comedogênico, sem perfume e sem parabenos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Loção concentrada facial wild rose

O produto da marca grega Korres conta com vitamina C e óleo de rosa mosqueta em sua fórmula para uniformizar o tom da pele. É composto por 67,39% de ingredientes naturais e derivados destes. Assim como todos os outros produtos da marca, a loção clareadora é livre de parabenos, óleo mineral, silicones e corante sintético. Não é testada em animais.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Chronos pharma gel clareador

O produto da Natura contém vitamina C pura, vitamina E e complexos de elastinol +R (7%) e C+. Juntos, os ativos ajudam a uniformizar a pele e aliviar linhas de expressão. Deve ser usado diariamente com filtro solar para resultados duradouros.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Clareador pigmentclar sérum

O sérum da marca francesa La Roche Posay promete eficácia imediata e duradoura no clareamento de manchas e uniformização da pele. Os ingredientes responsáveis pela ação são o PhE-Resorcinol, o ginkgo e o ácido ferúlico.
A aplicação deve ser feita pela manhã ou à noite. Durante o dia, deve ser associada a um protetor solar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sérum Clarifiant

O produto da RoC ajuda a uniformizar a pele por agir tanto nas áreas com falta de melanina quanto nas regiões em que o pigmento aparece acumulado. O processo ocorre através da tecnologia clareadora Total Soya, que reduz a síntese de melanina e controla sua transferência para as camadas mais superficiais da pele.
O sérum deve ser aplicado todas as manhãs e/ou noites no rosto, colo e pescoço após o uso do filtro solar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Melan-Off

O sérum clareador da linha Melan-Off, da Adcos, ajuda a clarear as manchas de sol de forma gradativa e segura. Conta com PhE-Resorcinol em sua composição, um poderoso iluminador que age na origem da pigmentação, e também com ácido tranexâmico, substância clareadora reconhecida por dermatologistas.
Com textura leve, o produto é oil-free, hipoalergênico e sem perfume. Além do rosto, pode ser usado no colo, mãos, virilha e axilas. É dermatologicamente testado em todos os tipos de pele e tem eficácia clinicamente comprovada a partir de quatro semanas de uso.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sérum Multicorretivo Discoloration Defense

O sérum da SkinCeuticals é indicado para todos os tipos de pele. Sua fórmula contém 3% de ácido tranexâmico, considerado um dos principais ativos dermocosméticos no tratamento de manchas. O produto também conta com nicotinamida, ácido kójico e ácido sulfônico – juntos, ajudam a tornar a pele até 60% mais clara em 12 semanas.
Pode ser aplicado todos os dias pela manhã e/ou à noite, inclusive no verão. Não sensibiliza a pele e deve ser usado em associação com filtro solar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM