• Carregando...
O "glossy eyes" deixa um efeito de olho molhado. Foto: Pinterest,
O "glossy eyes" deixa um efeito de olho molhado. Foto: Pinterest,| Foto:

Tendências de maquiagem aparecem, desaparecem e se modificam toda estação. Sabemos que o batom preferido da vez é o nude; que as tatuagens temporárias para os lábios cresceram e que a inspiração oitentista ditou as makes do inverno deste ano. Agora, a moda é o efeito “olho molhado”.

Famoso nos anos 2000, o glossy eyes, como é mais conhecido, ficou um tempo fora das passarelas, mas voltou com tudo nas últimas semanas de moda. Segundo dados da rede social de referências Pinterest, a busca por “efeito molhado” aumentou 210% nos últimos três meses, enquanto os pins sobre como usar gloss junto com a sombra nos olhos cresceram 150% nos últimos seis meses.

A tendência também se mostra presente em Hollywood. Artistas como Rita Ora, Kristen Stewart e Phoebe Tonkin usaram esse tipo de make em tapetes vermelhos. Em 2015, a cantora Rihanna também chamou a atenção por sua maquiagem no clipe da canção ‘FourFiveSeconds’.

Rihanna à direita e
A cantora Rihanna e a atriz Phoebe Tonkin já usaram o glossy eyes. Foto: Pinterest.

 O glossy eyes faz parte de uma tendência maior: o uso de gloss em várias partes do rosto, além do tradicional complemento ao batom, nos lábios. “Ele [o gloss] está sendo usado em outros lugares, como nas têmporas, nos olhos, no rosto inteiro”, comenta Marina Costa, maquiadora curitibana. Neste mês, a atriz Natalie Portman contou à Vogue Brasil que usa batom nas bochechas para dar um efeito natural ao blush.

Foto: Fernanda Pompermayer | Styling: Larissa Marques / Fermin Cacarecos | Modelo: Giovana Rosa.
Foto: Fernanda Pompermayer | Styling: Larissa Marques / Fermin Cacarecos | Modelo: Giovana Rosa.

Para complementar a make, além da pálpebra, uma boa opção é espalhar o produto na raiz da sobrancelha também. “A proposta do glossy eyes é ser uma coisa mais desconstruída, mais bagunçada mesmo”, afirma a maquiadora.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.

Existem produtos específicos para dar esse efeito nos olhos, que podem ser aplicados em cima da sombra ou então, especialmente se for colorido, sem nada por baixo. “O legal da maquiagem é que dá abertura para brincar com o que quiser”, explica a maquiadora.

Se for usar um gloss labial normal, a médica Tatiane Bacchi Gehlen recomenda alguns cuidados: aplicar pouca quantidade de gloss para não escorrer, testar para ver se não tem alergia ao produto e suspender o uso imediatamente em caso de irritação. Antes de dormir, sempre lavar bem o rosto. “Na maioria das vezes é tranquilo, mas pode causar alergia, conjuntivite se entrar nos olhos, ou obstruir as glândulas”, completa.

Segundo a dermatologista da Paraná Clínicas Gisele Shimizu, é importante também saber o tipo de pele e o formato dos olhos. “Se a pessoa tiver a pele oleosa é ruim usar o gloss, pois pode piorar. Quem tem pálpebra caída também não tem indicação, pois o produto pode acumular”, completa.

O segredo do efeito “molhado” está na aplicação e na escolha do gloss. A maquiadora Marina passou algumas dicas e cuidados na hora de fazer o glossy eyes:

– Passar um primer de olhos antes para ajudar a fixar;

– Usar um gloss muito espesso, assim não tem o risco de escorrer dentro dos olhos;

– Aplicar dando “batidinhas” ao invés de esfregar com pincel ou dedo, assim não tira o que já está na pele;

– O mais recomendado é usar sombras opacas, pois destaca mais o efeito;

– Evitar passar no côncavo para não acumular;

– Aplicar no centro da pálpebra móvel, no meio do olho;

– Escolher um produto que já usou antes e sabe que é confiável;

– Não passar o gloss perto do canto interno dos olhos.

Foto: Debora Spanhol | Styling/ Roupas: NovoLouvre | Modelo: Agatha Lukasak.
Foto: Debora Spanhol | Styling/ Roupas: NovoLouvre | Modelo: Agatha Lukasak.
Foto: Cristopher Gegembauer | Styling: Larissa Marques | Modelo: Marina Costa.
Foto: Cristopher Gegembauer | Styling: Larissa Marques | Modelo: Marina Costa.

A tendência não se restringe apenas ao inverno. “No verão, a maquiagem, em geral, derrete mais, então talvez o efeito dure mais no inverno, mas pode apostar em qualquer estação”, afirma Marina. “A youtuber Nathaly Neiri, do Afros e Afins, é um bom exemplo de quem usa o glossy eyes no dia a dia”

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]