Moda e beleza

Marina Mori

Tratamento com 100 microinjeções promete “efeito Instagram” na pele das pessoas

Marina Mori
15/06/2018 07:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Se alguém te contasse que a receita para uma pele com efeito de filtro de Instagram envolve a introdução de quase 100 microinjeções no rosto, você colocaria as bochechas à prova? O método é simples e tem como protagonista o ácido hialurônico (HA), um velho conhecido dos tratamentos estéticos. Porém, em vez de agir como preenchedor de linhas de expressão, a substância está sendo usada, também, como um ultrahidratante injetável.
“É absurdamente mais potente que a hidratação tópica. É como se você fizesse uns 10 peelings em um mês”, explica a dermatologista Vanessa Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Mas o que esta versão do ácido hialurônico tem de tão poderosa, a não ser o fato de que pode ter efeito por até oito meses? A forma com que a substância é injetada na pele. Quando o objetivo é preencher rugas, a molécula do HA usada como um gel mais firme e capaz de se manter em uma só região. “Você coloca exatamente onde precisa, como um tapa buraco”, diz Vanessa.
A hidratação ocorre de forma diferente. “O gel é quase líquido, bem menos denso. Ele se espalha pela derme e estimula a produção natural de colágeno e de ácido hialurônico do organismo“, explica.
Elaine Veríssimo, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Árago Dermocosméticos, lembra que a ultrahidratação da substância injetável se dá também pela retenção da água. “A molécula age como uma esponja, capaz de aumentar em mil vezes para segurar a água na pele”.

Dói?

Como é preciso aplicar pequenas quantidades da substância ao longo de todo o rosto, o procedimento pode ser um tanto incômodo, sim. Por conta disso, é comum que o dermatologista aplique uma camada de pomada anestésica antes.
As lesões pontuais costumam permanecer por até 48 horas. Depois disso, os pequenos hematomas dão lugar a uma pele viçosa e saudável.
Quem pode, quem não pode
Como a produção do ácido hialurônico começa a cair por volta dos 30 anos de idade, esta é a fase ideal para começar o tratamento. A aplicação (que custa entre R$ 1,5 mil a R$ 2 mil) pode ser feita duas vezes por ano. Em geral, a hidratação injetável é válida para a maioria das pessoas, pois a substância é natural ao corpo humano. Porém, quem sofre de doenças de pele e acne devem evitar o procedimento.
LEIA TAMBÉM