Moda e beleza

Marina Mori

Alfaiataria em moletom e estampa africana em moda festa se destacam no ID Fashion

Marina Mori
27/09/2018 14:44
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

A quarta edição do ID Fashion, evento realizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) com o apoio do Sebrae/PR, terminou na noite de  quarta-feira (26). A partir do tema “Mundo Híbrido”, 19 marcas paranaenses mostraram como é possível combinar tecnologia e processos artesanais na moda. Veja os destaques:

Reencontro com o novo

Manter a essência e transformar o entorno. Esta foi a inspiração da coleção “Reencontro com o Novo”, da marca curitibana Leveza do Ser, para o outono/inverno 2019. A designer Angélica Sanches mostrou como é possível brincar com elementos clássicos, como o matelassê e a renda guipure, e modelagens assimétricas na malha, matéria-prima que é a essência da marca.
“Eu sou uma apaixonada por sobreposições, por mistura de texturas”, explica ela. A combinação do moletom com a renda e o tricô surge de forma harmônica em cada um dos looks, de blusões oversized com maxi golas a conjuntinhos de alfaiataria (feitos, claro, de moletom).
“Tudo na Leveza é pensado no conforto, sempre. Um exemplo é o detalhe do fechamento. Geralmente, as peças feitas com malha têm elástico na cintura. Só que, para não ficar desconfortável, a gente faz uma transposição dele para a parte de trás. Fica mais bonito e aconchegante”, explica a designer.
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Alfaiataria francesa em safáris angolanos

“É uma junção da Soraya do mundo com a Soraya africana”, comenta a designer da marca homônima, Soraya da Piedade, sobre a coleção Bantú Safari. Aos 39 anos, ela vive na ponte-aérea Curitiba-Angola, dividindo atenção entre o atelier da marca, no Batel, e o escritório no país africano.
Na passarela, elementos da alfaiataria clássica francesa, como a padronagem maximixada de pied de poule, misturam-se com estampas coloridas de máscaras africanas (assinadas pela artista Fineza Teta, de Luanda).
O casamento de culturas aparece também nos tecidos. Calças pantalonas, vestidos ombro a ombro e blusas de manga bufante em tons de rosa pálido, caramelo e verde pistache têm a sarja (de textura mais firme) e o tafetá (leve e cintilante) como principais matérias-primas.
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Simplicidade e conexão com a natureza

Foi ao som de canções italianas românticas e uma atmosfera de leveza que a maringaense Recco fechou os desfiles da noite, com o primeiro look apresentado ao público em um passeio de bicicleta pela passarela. Destaque para as lingeries longas, com modelagens estilo quimono e o pijama pantacourt, que têm detalhes com reverência a trabalhos manuais, como o macramê e o crochê.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
LEIA TAMBÉM