Moda e beleza

Marina Mori

Marca brasileira é acusada de apologia ao nazismo em nova coleção

Marina Mori
19/04/2018 08:27
Thumbnail

Foto: Reprodução Instagram / Lança Perfume

A marca de roupas brasileira Lança Perfume está causando polêmica nas redes sociais com uma nova coleção, a “Berlin Lab Collection”. As peças lançadas, que pretendiam homenagear a capital alemã, trazem elementos nazistas de um passado que não traz o menor orgulho à Alemanha.
Desde que a marca publicou em seu perfil no Instagram as fotos do novo editorial, a menos de um dia, novos comentários de retaliação não param de surgir. Quase todas as referências usadas na estamparia e modelagem das peças fazem alusão ao nazismo.
Entre os símbolos, destaca-se a Cruz de Ferro, que aparece ora em capuzes e mangas em detalhes pequenos, ora ao longo de vestidos, em tamanhos maximizados.
A cruz foi utilizada pela primeira vez no século 19 pelo Reino da Prússia. O objeto de ferro era considerado uma condecoração militar e passou a ser utilizado pelo exército alemão. Nas publicações da Lança Perfume, os comentários se dividem entre a reprovação e o apoio à marca.

“Vi o vídeo da última coleção cápsula de vocês e sinceramente não acreditei que era sério. Faltou bom senso e responsabilidade no processo criativo. Com certas coisas não se brinca. Nem se lucra”, comentou uma usuária da rede social.

Em outro comentário, outra pessoa reprovou a discussão a respeito do tema. “Que gente chata, que tanto de mimimi, e só uma estampa que não tem nada a ver, bando de alienado que gosta de reclamar, e chamar atenção, deveriam voltar a escola e parar de achar que tudo é errado”.
Em resposta, a marca justificou a escolha do elemento. “Olá!! A Cruz de Ferro foi instituída pelo Rei da Prússia ainda no século XVIII para homenagear os soldados prussianos que se destacassem por bravura no campo de batalha. Ela foi utilizada pelo exército prussiano e, em 1877, quando a Alemanha foi formada, ela passou a ser adotada pelo exército alemão, e é assim até hoje. Não é um elemento nazista, portanto.”
À esquerda, foto de oficiais nazistas (Wikimedia Commons); à direita, looks da nova coleção da Lança Perfume (reprodução/Instagram).
À esquerda, foto de oficiais nazistas (Wikimedia Commons); à direita, looks da nova coleção da Lança Perfume (reprodução/Instagram).
A marca não foi localizada para posicionar-se até a publicação desta reportagem. Em nota publicada no Instagram poucas horas após a explosão dos comentários, a Lança Perfume afirmou que “a coleção foi criada a partir de subtemas que traduzem o contexto e a história da cidade, utilizando elementos selecionados sob profunda e extensa pesquisa.”
Mais tarde, ainda nos perfis oficiais, a marca comunicou que dará início à retirada das peças de circulação dos canais de venda.
“A marca reforça, mais uma vez, que não houve intenção de agredir ou apoiar qualquer movimento repressor ou radical. A associação negativa e o sentimento gerados, porém, são suficientes para que a Lança Perfume opte por dar início a tais procedimentos, em respeito aos seguidores, consumidores e público em geral que, de alguma forma, se sentiram ofendidos com a abordagem do tema”
Veja o post completo:
LEIA TAMBÉM